Acredite em VOCÊ!

14
751

Sem título

“Crenças têm o poder de criar e o poder de destruir. Os seres humanos têm a capacidade incrível de tomar qualquer experiência de suas vidas e criar um significado que lhes enfraquece ou um que pode literalmente salvar suas vidas.”

O que quero dizer com a frase acima? Que o modo como você pensa influencia nas suas decisões e suas decisões influenciam nos seus resultados. Não existe uma fórmula pronta para o sucesso e sim mecanismos que nos AJUDAM a alcançá-lo. Mas, Leticia, o que isso tem a ver com concurso público? TUDO! Para estudar é necessário ter foco, é necessário ter ATITUDE (a coragem de começar e de buscar todos os dias maneiras para aprimorar sua preparação), alimentar o seu POTENCIAL (sua inteligência, sua memória, seu poder de agir…), e para isso é necessário constantemente que você coloque em prática uma palavrinha chamada AÇÃO (técnicas, estudo dirigido, aula, exercícios), e a junção de todos esses elementos geram RESULTADOS. (Lê-se aprovação).
Na imagem acima coloco 4 mecanismos, que integram o ”Ciclo do Sucesso”, inspirado no ciclo do Tony Robbins:
ATITUDE <-> POTENCIAL <-> AÇÃO <-> RESULTADOS. E o porquê de ser um ciclo? Pelo simples fato de que esses 4 mecanismos estão interligados, influenciando uns aos outros. Se você deposita uma carga de energia maior em um, e menor em outro, não há equilíbrio e você não consegue manter firme o ciclo. Para construir e manter essa dinâmica você deve buscar constantemente modelos, estratégias, técnicas, crenças e ferramentas que possam auxiliá-lo no seu rendimento. E, para isso, é necessário que você SE CONHEÇA!
Vou dar um exemplo comum que a maioria gosta de dar e não foi um exemplo criado por mim. Lá vai: Um vendedor bate em 100 portas e diz ”Você não quer comprar nada, não é?’‘ (Perceba a linguagem verbal e imagine… acha que ele está seguro de si mesmo? Ele começa a frase já imaginando um resultado negativo. Ele começa uma AÇÃO já imaginando um RESULTADO negativo). Se ele não expor isso de maneira verbal, pode expressar de maneira não verbal, por meio de gestos faciais e afins. Voltando… ele não entrou com ação suficiente, pois ele, antes de praticar a ação, acreditava que o resultado seria negativo ou estava com insegurança de que poderia ter um resultado positivo. Isso AFETA O SEU POTENCIAL, porque você não libera AÇÃO suficiente numa causa. Vamos colocar isso num ângulo de concurso público? Você vai começar a estudar para um concurso. Mas, por forças externas ou o que quer que seja, familiares sem acreditar em você, amigos falando que não vai dar certo… você já começa a realizar a ação de estudar sem acreditar que será aprovado. NOSSA! Como você quer depositar toda a sua energia em algo que ACREDITA que não irá funcionar? OU TEM DÚVIDAS de que possa funcionar? Não acredita que será aprovado? Como quer dar o seu máximo? O que o seu cérebro diz? ”Se a crença de que eu não tenho certeza que vou passar, não vou gastar toda a minha energia em algo que possa dar errado”. Se, concurseiro, não tem certeza do seu potencial, como você tem certeza que está colocando toda a sua energia na sua ação? LOGO, temos o seguinte raciocínio: POUCA AÇÃO -> POUCO POTENCIAL. E que resultado você terá? Resultados pequenos e decepcionantes. E qual a CAUSA de tudo isso? Simplesmente seu pensamento de ”eu acho que não vai funcionar… eu disse que não ia dar certo… é perda de tempo…eu não consigo…” E assim, temos o seguinte:
Sem título2
Está tudo interligado. Percebem? Que um equilibra o outro? PARE DE PENSAR ”vou ficar aqui quieto. Não vou fazer esforço algum porque não vai dar certo. Não vale a pena!”
SAIA DO COMODISMO! SAIA DA ”NORMALIDADE”. FAÇA DIFERENTE! Tenha o PODER DE AGIR!

Resumindo… vá estudar! – rs
Como começar?
DICA:
Defina exatamente o que você quer, antes de começar uma caminhada, deve-se saber qual será o destino (ATITUDE). Primeiro, escolha o cargo desejado, consulte editais anteriores e traçe seus objetivos. Planeje sua preparação e seus horários de estudo, decida quais serão os métodos utilizados, programe simulados e revisões e busque todas informações possíveis sobre como conquistar o cargo desejado. (AÇÃO) ⇨  VAI GERAR POTENCIAL ⇨ RESULTADO.

Bons estudos !

14 COMENTÁRIOS

  1. “Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.”

  2. É isso ai! Os pensamentos ruins também geram um ciclo dentro da nossa mente! Bora expulsar tudo isso de ruim e impulsionar nossa vontade de subir! Tudo de ruim que acontece ser transformado em motivação para conseguir superar os obstáculos, agora não o “SE” e sim o “QUANDO”.
    Ótimo texto Letícia!

    FORÇA!

  3. Realmente isso acontece! Porém devemos ter AÇÃO!
    Precisamos praticar mais tudo que foi dito!
    Obrigada pela motivação de sempre, Leticia!

  4. SEMPRE acreditando no nosso Potencial e batalhando todos os dias para alcançar a aprovação!!! Sem esforço, não há vitórias!! Primeiro acredite, planeje, execute e vai conquistar sua aprovação <3 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here