Como começar a estudar sem saber qual concurso quero fazer e sem edital aberto?

17
16245

dicasQuanto mais cedo você iniciar a sua preparação mais chances terá de passar no concurso dos seus sonhos. O  prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas é curto para iniciar a preparação devido ao programa e à quantidade de matérias exigidas. Geralmente, este prazo é de 45 a 90 dias. Então, para ter um maior êxito no concurso o desejado é necessário se preparar antes do edital.  Mas, então, como começar?
>Plano de estudos para a PRF (clique aqui)<
>Fases que os concurseiros passam até chegar a aprovação<
>TJPE – plano de estudos<

E se eu não não souber qual concurso quero prestar? Se não tiver concurso em vista comece estudando as matérias básicas. Mas quais são as matérias básicas? As básicas, comum a quase todos os concursos, são as seguintes:
• Português
• Matemática
• Raciocínio Lógico
• Informática
• Direito Administrativo
• Direito Constitucional
Comece fazendo um planejamento de estudo com essas matérias e caso não tenha nenhum concurso em vista inicie sua preparação por elas. Tendo domínio das matérias básicas você já tem 50% de chance de ser aprovado. Caso, posteriormente, saia algum edital que te encha os olhos, você acrescenta as matérias específicas no seu planejamento e como você já vai ter bagagem das matérias básicas, poderá dar uma atenção especial as específicas.

TABELA DE ESTUDOS – MATÉRIAS BÁSICAS

Sem título

Se eu já tiver um foco e quiser estudar apenas para determinado concurso e tal concurso não tiver edital aberto?
Simples! Você vai basear-se pelo edital anterior do determinado concurso. Por exemplo: Você vai estudar apenas para a Polícia Federal. A expectativa para um novo concurso, inclusive, é iminente e sairá ano que vem. O último concurso foi em 2014. Vá ao site da banca (Cespe) e procure o último edital. Baixe e olhe as matérias. Estude com base nos assuntos cobrados ali. Esse edital será o seu norte dos conteúdos programáticos. Caso saia um novo concurso e ocorra mudança no edital, adição de novas matérias ou exclusão das mesmas, assuntos e etc, você vai fazer a adaptação mas já terá bagagem suficiente para acertar 50% da prova.
Alguns fatores devem ser considerados na escolha das matérias para estudar antes do edital. Geralmente não sabemos a época em que se realizam as matérias, os programas abordados ou quando será o próximo concurso pois, ao contrário dos vestibulares, não há como fazer estas previsões em concursos públicos: é um processo que se altera constantemente. É o chefe do executivo (prefeito, governador ou presidente) que determina o número de vagas e autoriza a realização de concursos dependendo das necessidades e do orçamento disponível. Portanto, não há como prever quais as carreiras, quantas vagas e nem quando serão autorizadas novas contratações e, consequentemente, realizados novos concursos. Não sabemos se as matérias e o conteúdo programático do próximo concurso serão iguais as do último. Geralmente muda cerca de 20% em relação ao concurso anterior.
Como o concurso público é um tipo de seleção de pessoal para verificar dentre os interessados quais os mais aptos para a função, o dirigente do órgão público, juntamente com a empresa organizadora, pode alterar as matérias em relação ao último concurso realizado, até para mudar o perfil do novo funcionário contratado, a desatualização das leis ou códigos eventualmente exigidos em concursos. Quem acompanha a área jurídica sabe que diariamente ocorrem alterações de leis e códigos. Mas qual atualização vale para concursos? A regra é a seguinte: no concurso são cobradas as atualizações das leis até a data de publicação do edital. Baseando nos concursos mais concorridos, verificamos que algumas disciplinas são comuns na maioria deles: são as chamadas disciplinas básicas. Outras disciplinas são exigidas em poucos concursos ou somente para uma carreira: são as chamadas disciplinas específicas. Para estudar antes do edital o candidato deve:

1) Estudar as matérias básicas (comuns à maior parte dos concursos)
2) Evitar estudar matérias específicas de poucos concursos e matérias que sofram constantes atualizações como as de legislação.

Baseando em concursos anteriores podemos classificar as matérias comuns dependendo da área da carreira do concurso.

5 dicas rápidas para ajudar você a se organizar ou se reorganizar nos estudos

 

DICA 01 – PLANEJAMENTO 
Defina exatamente o que você quer, antes de começar uma caminhada, deve-se saber qual será o destino. Primeiro, escolha o cargo desejado, consulte editais anteriores e trace seus objetivos. Planeje sua preparação e seus horários de estudo, decida quais serão os métodos utilizados, programe simulados e revisões e busque todas informações possíveis sobre como conquistar o cargo desejado.

DICA 02 – MÉTODO DE ESTUDO
Não adianta estudar sem critérios ou métodos adequados, é melhor 1 hora de estudo bem aproveitado do que 3 horas de estudo sem concentração, disperso e fora de foco. Procure estudar sempre em um horário específico, com ambiente calmo e com materiais adequados. Identifique qual é a sua melhor maneira de absorção da matéria, seja lendo em voz alta, fazendo resumos ou  estudando em grupos e em cursos preparatórios.

DICA 03 – DISCIPLINA

Estabeleça datas e horários específicos para seus estudos e lazer. Cumpra rigorosamente todo o seu planejamento, desta forma você não se sentirá perdido e nem arrependido por ter deixado de fazer alguma coisa. Lembre-se que muitos tem o mesmo desejo que você e que só quem tiver muito esforço e dedicação chegará lá. Então tenha muita determinação em passar e pratique sua autodisciplina para conquistar o seu objetivo.

DICA 04 – MOTIVAÇÃO 

A motivação é fundamental, não é fácil continuar com a mesma motivação durante várias semanas ou meses, principalmente quando há algumas derrotas e tropeços no caminho. A  motivação é particular e depende de você, procure formas de se motivar, pense em coisas positivas que acontecerão com você quando conseguir sua aprovação.

DICA 05 – PERSEVERANÇA

Muitos acham difícil começar uma caminhada, mas na verdade começar qualquer coisa é fácil, difícil é perseverar e continuar, mesmo quando tudo dá errado, quando muitos não acreditam e quando tudo parece só um sonho. O importante é sempre ir em frente, sem olhar pra trás e focando sempre no objetivo, com persistência e muita força de vontade. Aprenda com seus erros e continue, nunca desista que um dia você chega lá.

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

 

17 COMENTÁRIOS

  1. Eu queria saber quantas matérias estudar por dia eu tenho 5 horas disponíveis ao dia , trabalho a noite d plantão noite sim noite não eu so se estudo 1 ou 2 matérias por dia por tem resumos e questões a fazer

  2. Boa tarde, vou retornar aos estudos agora depois de anos longe, como recomeçar, para qual concurso me focar, como separar material de estudo,podem me ajudar?

    • Olá Roberto,
      Foi incluído sim!

      RLM = Raciocínio Lógico Matemático
      (englobando também as matérias de matemática já que não são estudadas separadamente do raciocínio lógico).

      Você também pode aplicar, a partir desta postagem, a sua realidade e de seu concurso em questão.

      Precisando, estamos aí!
      =)

  3. Bommmmmmm diaaa!!!

    Começando o domingo SHOWWWWWWWW

    E vocês, vão ficar parados??
    NAOOOOOOOOOOOO

    Bora estudar!!!
    Detonandooooooo
    #rumoaaprovação #coladocomAEP #somosapenasbons #chegaremoslá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here