Técnicas de estudo que vão te auxiliar na preparação!

0
1577

Professor Pedro Evaristo dá dicas de como estudar!

Quem decide estudar para concursos públicos deve saber que a preparação é fator fundamental para alcançar o tão desejado cargo. Mas para que a aprendizagem seja eficaz são necessárias algumas técnicas que podem potencializar a fixação do conteúdo, e também fazer com que uma rotina intensa – como a de um concurseiro – se torne mais proveitosa e menos cansativa.

Por este motivo, convidamos o professor de RLM e Matemática, Pedro Evaristo, para falar de alguns métodos que podem ajudar na hora de encarar os estudos. Confira!

 

ABRA SUA MENTE

Programar seu cérebro para gostar de uma matéria é o primeiro passo para aprender de maneira fácil, rápida, prática e prazerosa. Estou falando de programação neurolinguística, sim! Então, jamais diga coisas do tipo: “Eu nunca vou aprender isso”, “detesto essa matéria” ou “não há quem faça eu aprender”. Substitua por: “Eu sou capaz de aprender”, “Vou gostar cada vez mais”, “essa matéria é muito legal” e “eu tenho paciência comigo mesmo”. Afinal de contas, uma mente que se abre a uma nova ideia, jamais retorna a seu tamanho original.

DIVIRTA-SE ESTUDANDO

 Quando fazemos algo com prazer, fazemos melhor, conseguimos estudar por mais tempo e acabamos retendo muito mais informações. Gere um ciclo virtuoso! Quanto mais você gosta, mais presta atenção na aula. Quanto mais presta atenção, mais aprende. Quanto mais aprende a matéria, mais quer fazer exercícios. Quanto mais exercita, mais se sente seguro. Quanto mais seguro em um assunto, mais você gosta e começa tudo novamente.
Uma boa escolha para começar a estudar são as questões de investigações, por vezes conhecidas por psicotécnicos, que engloba questões de ordenação, associação e suposição, que também é chamada de questões de verdades e mentiras. Divirta-se!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS GRATUITOS

REPITA, REFAÇA E REVEJA

A repetição é que traz a excelência! Os monges costumam dizer que a repetição, com correção até a exaustão, leva a perfeição. Claro que eles estão certos! Você sabe com funciona a memória? Basicamente, a memória é o rastro químico que o impulso nervoso deixou entre as ligações sinápticas dos neurônios! Em outras palavras: repetição, repetição e repetição é o que causa retenção. Nosso cérebro é programado para deletar as informações que não estão sendo usadas para não sobrecarregá-lo, então a forma de deixarmos claro pra ele que não apague determinadas informações, pois elas nos serão importante, é reutilizá-las constantemente.

SEJA ESPECIALISTA EM ALGUM ASSUNTO

De nada adianta estudar tudo e não saber de nada! Muito mais vale saber tudo da metade, do que saber a metade de tudo. Ou seja, seja especialista em algum assunto. Ao invés de estudar todos os tópicos de um edital, sem fixar nada, apenas para constar, não vai adiantar muita coisa em uma prova. Os grandes campeões em concursos, obviamente, não sabiam de tudo, eles são muitos bons em alguma disciplina e nas demais disciplinas são muito bons em alguns assuntos. Agora, por questão de estratégia, pesquise os assuntos mais relevantes e seja bom neles, iniciando pelos mais fáceis e vá crescendo em grau de dificuldade.

ARRANJE UMA COBAIA PRA ENSINAR

Todos os especialistas em aprendizagem afirmam o quão importante é transmitir um conhecimento adquirido. Uma das formas mais eficazes de reter o conhecimento adquirido é ensinando o que se aprende, pois, além de ser uma generosidade mental, reforça a informação armazenada no cérebro, bem como cria novas conexões e caminhos diferentes para chegar às soluções. Portanto, encontre alguém para praticar o que vem aprendendo e você irá muito mais longe!

CURSO GRATUITO RLM – PROF. PEDRO EVARISTO

Agora é só colocar em prática. Bons estudos!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here