Concurso Aeronáutica abre inscrições para cadetes do ar

0
631

Começam às 10h desta sexta-feira (3) as inscrições do concurso da Aeronáutica com 180 vagas para o exame de admissão ao curso preparatório de cadetes do ar do ano de 2021.

O processo seletivo, que havia sido temporariamente suspenso no mês de março em função da pandemia de coronavírus (Covid-19), foi retomado pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta semana.

Do total de postos, o edital destina 160 para candidatos do sexo masculino e 20 para o sexo feminino. Os interessados devem possuir ensino fundamental e não ter menos de 14 anos e nem completar 19 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.

As inscrições serão recebidas até as 9h de 21 de julho, exclusivamente pela internet, através dos sites do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br).

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 60, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

Provas do concurso da Aeronáutica

Agendadas para 18 de outubro, as provas escritas serão compostas por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e língua inglesa, além de uma redação.

A aplicação ocorrerá nas cidades de Belém/PA, Barbacena/MG, Recife/PE, Natal/RN, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG , São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Canoas/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Boa Vista/RR e Porto Velho/RO.

As outras etapas envolvem inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; procedimento de heteroidentificação complementar; e validação documental.

Concurso da Aeronáutica: curso

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena/MG, destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.

O CPCAR tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar. As disciplinas ministradas no Campo Geral são as previstas nos cursos do Ensino Médio Regular no país, conforme orientações emanadas do Ministério da Educação para o referido nível de ensino.

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

O aluno que concluir com aproveitamento o CPCAR, segundo o respectivo Plano de Avaliação, fará jus aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR. Os alunos concludentes considerados “aptos” na inspeção de saúde e no teste de avaliação do condicionamento físico poderão concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), segundo os critérios estabelecidos em instruções da Aeronáutica que estejam vigorando à época de conclusão do CPCAR.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here