Concurso Aeronáutica lança edital com 314 vagas para sargento

0
1039

Saiu o edital do concurso Aeronáutica para ingresso no Curso de Formação de Sargentos (CFS) para o segundo semestre do ano de 2022. O certame preencherá 314 vagas, para candidatos de ambos os sexos, em âmbito nacional.

Do total de ofertas, 31 são destinadas a função de aeronavegantes nas especialidades de comunicações (22 vagas) e foto inteligência (9). Ambos os sexos poderão disputar essas oportunidades.

Outras 155 vagas são para a função de não aeronavegantes nas especialidades de eletricidade e instrumentos (20), estrutura e pintura (12), meteorologia (16), suprimento (23), informações aeronáuticas (14), bombeiro (14), cartografia (6), desenho (4), eletromecânica (12), metalurgia (4) e guarda e segurança (30). Apenas a especialidade de guarda e segurança é destinada a candidatos do sexo masculino, as demais são para ambos os sexos.

Por fim, a função de controle de tráfego aéreo reúne 128 vagas para ambos os sexos.

Interessados devem possuir ensino médio completo e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFS 2/2022. A função de terceiro-sargento recebe soldo de R$3.825.

Como se inscrever no concurso Aeronáutica

As inscrições serão recebidas entre os dias 9 de agosto e 1º de setembro de 2021. Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 70. O candidato deverá se inscrever através dos sites:

  1. Comando da Aeronáutica (COMAER): http://www.fab.mil.br/eear
  2. Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR): http://ingresso.eear.aer.mil.br

Concurso Aeronáutica: provas

Todos os inscritos no concurso Aeronáutica serão avaliados por meio das seguintes etapas: Provas Escritas; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e Validação Documental.

As provas escritas de múltipla escolha serão compostas das seguintes disciplinas: língua portuguesa; língua inglesa; matemática; e física. Ela será aplicada na data prevista de 14 de novembro de 2021, nas seguintes cidades:

  • Belém – PA
  • Alcântara/São Luís – MA
  • Recife – PE
  • Natal – RN
  • Rio de Janeiro – RJ
  • Belo Horizonte – MG
  • São Paulo – SP
  • São José dos Campos – SP
  • Campo Grande – MS
  • Porto Alegre – RS
  • Santa Maria – RS
  • Curitiba – PR
  • Brasília – DF
  • Manaus – AM
  • Porto Velho – RO
  • Boa Vista – RR

Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica – CFS

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de dois anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Um período de instrução de aproximadamente 40 dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data do início do curso, será ministrado exclusivamente de forma coletiva aos que vierem a ser matriculados, fazendo parte do estágio probatório para adaptação à vida na caserna, estando inserido na instrução do Campo Militar.

A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

Dentre os que vierem a ser matriculados no CFS, aqueles que concluírem com êxito o referido curso, segundo o Plano de Avaliação, estarão em condições de compor o Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (QSS), do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica (CPGAER).

Os formandos do CFS serão distribuídos e classificados nas OM do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here