Concurso Agepen DF: Certame autorizado com 1.179 vagas!

0
928

A autorização foi publicada na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal, na noite dessa segunda-feira (10/02). Ao todo, serão ofertadas 1.179 vagas para Agente de Execução Penal:

A distribuição de vagas ficará da seguinte forma:

400 vagas para provimento imediato
400 vagas para provimento em 2022
379 vagas para provimento em 2023

O provimento do cargo de Agente de Execução Penal da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF está previsto para julho do ano que vem – 2021, condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira.

Consta na publicação que o provimento dos cargos a que se refere o art. 1° depende de prévia autorização da Secretaria de Estado de Economia e está condicionado à:

I – existência de vagas na data de publicação do edital de abertura das inscrições para o concurso público;

II – declaração do ordenador de despesa da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, quando do provimento dos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos.

O edital será submetido à apreciação da Procuradoria-Geral do Distrito Federal.

Atribuições do cargo

Entre outras atividades, os profissionais são responsáveis, principalmente, pela guarda e custódia dos apenados. Os Agente de Execução Penal também cuidam da segurança das unidades prisionais e fazem a escolta de presos. Para atuar na área, os profissionais precisam de um treinamento específico, que lhes dá direito ao porte de armas. Em dezembro de 2017, a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais contava com 177 agentes para esse trabalho nas ruas.

Último concurso Agepen DF

O último concurso para a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal aconteceu em 2014, e destinou-se a selecionar candidatos para provimento de 200 (duzentas) vagas e formação de cadastro reserva de 900 (novecentas) vagas para o cargo de Agente de Atividades Penitenciárias, da Carreira de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal.

Um Agente de Execução Penal do DF, em início da carreira, recebe o valor R$ 4.745,00, que são, em geral, complementados com alguns benefícios como:

auxílio-alimentação
gratificações por habilitação em atividades penitenciárias
adicionais por tempo de serviço
insalubridade, entre outros.

O último concurso de Agente de Execução Penal no DF foi organizado pela banca Fundação Universa, com edital publicado em 2014 e provas em 2015.

O certame contou com duas etapas. A primeira etapa foi composta das seguintes fases:

1.ª (primeira fase) – prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada pela Fundação Universa;
2.ª (segunda fase) – teste de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa;
3.ª (terceira fase) – avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa;
4.ª (quarta fase) – sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Fundação Universa.

A Segunda etapa foi o Curso de Formação, de caráter unicamente eliminatório.

Informações do Concurso Agepen DF

Concurso: Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Concurso Agepen DF).
Banca organizadora: A definir.
Cargos: Agente de Atividades Penitenciárias.
Escolaridade: Nível superior.
Número de vagas: 1.179 vagas ao todo. 400 para início imediato e 779 de cadastro reserva.
Remuneração: R$ 4.745,00 (de acordo com o edital de 2014).
Situação: AUTORIZADO

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here