Concurso DETRAN CE: Confira os comentários das questões da prova!

39
12059
Confira as questões comentadas da prova do Concurso DETRAN CE – Agente de Trânsito e Transportes

Olá, pessoal! Para os que realizaram a última prova do concurso DETRAN CE, ocorrida no último domingo, dia 08/04/2018, segue aqui os comentários, resoluções e, caso seja necessário, recursos, sobre as disciplinas.

Comentários a respeito das questões de Português (01 a 10)

Questão 01:

GABARITO B – O objetivo principal do texto é mostrar a importância da direção segura. Isso ocorre pela explanação dos argumentos e pela reafirmação deles pelo entrevistado.

Questão 02:

GABARITO D – Resposta justificada pelo trecho; “E em quarto, a fiscalização. Pois, a segurança viária é educação, formação de condutores, informação, mas sobretudo controle para dar a sensação de punição, para se fazer com que se cumpram as leis.”.

Questão 03:

GABARITO C – Ao serem observadas as respostas feitas pela Folha, é possível observar que ela, a Folha se mostra imparcial e não tendenciosa. O entrevistado também demostra comprometimento com o teor da entrevista.

Questão 04:

GABARITO A – Resposta justificada no título do texto e aprofundada ao longo da explanação.

Questão 05:

GABARITO D – Iminente – prestes a acontecer; Eminente – importante.

Questão 06:

GABARITO C – A conjunção SE possui, no contexto, valor de condição, ou seja, haverá  retorno ao ponto de partida, CASO não sejam tomadas outras iniciativas. Demais casos: a) finalidade; b) oposição; d) tempo.

Questão 07:

GABARITO B – O pronome relativo “que” apresenta o mesmo valor semântico e a mesma função – retomar termo antecedente – de “qual” ( o qual, a qual, os quais, as quais). Demais casos: a)  e c) Cujo estabelece relação de posse, sendo obrigatório estar inserido entre dois substantivos; d) Manusear é VTD – não exige a preposição A colocada antes do pronome “que”

Questão 08:

GABARITO A – São conectores ( conjunções e locuções conjuntivas) com ideia de concessão: conquanto e as locuções ainda assim,  ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que.

Questão 09:

GABARITO C – Considerando que o tema central do texto é “Redução de mortes no trânsito”, usar uma palavra que retome essa ideia é um dos recursos gramaticais existentes para evitar repetição.

Questão 10:

GABARITO D – Por se tratar de um aposto, o uso da pontuação indica que o termo anteriormente apresentado será explicado/esclarecido.

Comentários a respeito das questões de Informática (11 a 20)

Questão 11:

Gabarito: LETRA B

Comentário: Questão simples cobrando do candidato o conhecimento básico sobre noções de informática, relacionado a noções de Hardware e Software. Como descrito na questão, o Sistema Operacional e o antivírus são programas, componentes de software. Porém temos um problema na questão, pois alguns tipos de memórias, como memória Cache e Virtual, são dispositivos não físicos, ou seja, não são hardwares como o item sugere.

O candidato poderá entrar com recurso relatando essa informação. Mas, a alternativa menos errada que descreve componentes de Hardware é a alternativa de letra B.

Questão 12:

Gabarito: LETRA A

Comentário: No caso do editor de texto Writer, que é diferente do Word, um clique simples sobre uma palavra moverá o cursor do mouse até o ponto clicado. Um duplo clique sobre a palavra selecionará a palavra que fora clicada. Um triplo clique sobre a palavra será selecionado toda a frase, de ponto a ponto, e clicando 4 vezes seguidas sobre a palavra será selecionado todo o parágrafo em que a palavra se encontra. Portanto, alternativa correta LETRA A.

Questão 13:

Gabarito: LETRA C

Comentário: Para se criar uma tabela com orientações dinâmicas no calc o candidato deverá seguir os passos de selecionar a tabela que se deseja trabalhar, após isso clicar no menu Dados, opção Tabela Dinâmica e depois clicar em Criar. Após aberta a opção Leiaute de Tabela Dinâmica o usuário deverá selecionar a coluna “mês” como campo de linha e a coluna de “Km” como campo de dados e posteriormente pressionar o botão OK. Esses passos são descritos corretamente na alternativa de letra C.

É possível interpor recurso no item, pois a banca afirma no enunciado da questão que “…Os passos do LibreOffice Calc a ser seguidos por Mariana para gerar uma nova planilha com a distância total percorrida a cada mês são os seguintes…”, pressupondo que todos os passos corretos serão descritos em alguma das alternativas, o que não acontece. Pois, após clicar no menu Dados, tabela dinâmica e selecionar a opção criar, será apresentado uma janela para confirmação da seleção de tabela, com as opções de permanecer com a seleção atual ou não. E como essa informação não foi descrita em nenhum dos itens a questão deverá ser anulada por falta de informação que acaba dificultando o julgamento da questão.

Questão 14:

Gabarito: LETRA D

Comentário: todas as informações apresentadas estão corretas, pois LAN é uma Rede Locai, utilizada para interligar computadores em um mesmo espaço físico limitado a um ponto concentrado de conexão (modem, hub, roteador). Configurada em uma topologia de rede e não possui limitação em relação a quantidade de maquinas conectada à rede. MAN é utilizada para conectar várias redes locais dentro de uma área metropolitana a fim de estabelecerem comunicação para transferência de dados e informação. Por exemplo, interligar várias unidades do AEP espalhadas dentro da cidade de Fortaleza. E WAN é uma Rede de Longa Distância, segue as características de conexão de uma MAN, mas consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.

Questão 15:

Gabarito: LETRA E

Comentário: topologia de rede possui várias representações, sendo elas: Ponto-a-Ponto, barramento, anel, estrela, arvores, linha, totalmente conectada, malha e mista (híbrida). A alternativa que descreve apenas representações topológicas é a alternativa de letra B, estrela, anel, barramento e árvore, pois trançada e colar não são representações topológicas de rede

Questão 16:

Gabarito: LETRA C

Comentário: HTM é um tipo de linguagem de programação para criação de web sites, como a linguagem HTML por exemplo. OTT é um modelo de criação de texto para o programa Writer, previsto no edital. SVG, Scalable Vectorial Graphics, é nada um tipo de arquivo XML para criação de vetores de imagens. E OTS é a extensão padrão para criação de modelos de planilhas no Calc, conforme previsto em edital. Essas informações são apresentadas, na sequência correta, na alternativa de letra C.

Questão 17:

Gabarito: LETRA A

Comentário: Um computador que não está conectado à Internet ainda assim é passível de contaminação, por exemplo, através de pen drives ou de outros dispositivos removíveis que são conectados a essa máquina.

Engenharia social é a técnica para manipulação psicológica de pessoas. Na Informática tem como intuito enganar as pessoas para quebrar a segurança com o objetivo de execução ações ou coletar informações confidenciais, mas não é uma técnica exclusiva da informática.

Phishing, proveniente do termo em Inglês Fishing, que traduzindo para o Português significa “pesca”, é considerada na Informática a prática de pescar Informações, mas nem sempre o atacante consegue obter êxito no ataque. A prática de Phishing é considerada uma Fraude Eletrônica, pois essa é uma técnica constituída basicamente na tentativa de adquirir dados pessoais: senhas, número de cartões e outros. A questão apresenta o termo SPAM e não Phishing.

Spoofing é quando o atacante de um sistema computacional se passa por outro aparelho da rede ou outro usuário da rede, seja Intranet ou Internet, com a intenção de roubar dados ou disseminar Malwares pela rede. São técnicas de Spoofing o IP Spoofing, Spoofing e-mail e Spoofing DNS.

A alternativa correta é a letra A, pois descreve corretamente os itens verdadeiros e falsos.

Questão 18:

Gabarito: LETRA D

A primeira alternativa está errada pois ao se digitar sabiá file:pdf, não será retornado arquivos em PDF, pois o correto seria filetype:PDF.

Questão 19:

Gabarito: LETRA C

Comentário: Arquivos em extensão .ZIP ou .RAR não tornam o arquivo imune a contaminação de Malwares, pois esse método não é o mais seguro para proteger um documento digital.

Tanto os pen-drives quanto outros dispositivos removíveis são suscetíveis a infecção por vírus e outros Malwares, mediante o uso indiscriminado em computadores corrompidos e não protegidos.

Ao se instalar um SO em um pen-drive será criado um setor de MBR, que é a parte do pen-drive onde é armazenado o boot do SO. Após efetuar a formatação rápida desse pen-drive infectados, como em um HD, não será possivel garantir a total remoção de vírus e outros maleares, porquanto que alguns programas maliciosos alojam-se na MBR.

Questão 20:

Gabarito: LETRA A

Comentário: A sequência correta é a alternativa de letra A, 3, 4, 2, 1. Pois o cabo de par trançado pode ser do tipo 10base2 (thinnet), quando é fino; ou do tipo 10base5 (thicknet), quando é mais grosso, o que permite maior comprimento de cada segmento em relação ao thinnet. Já o cabo coaxial pode ser do tipo UTP, quando não tem blindagem, ou do tipo STP, quando é revestido por material capaz de atenuar interferência magnética.

Fibra Óptica é basicamente imune à interferência eletromagnética, pode atingir altas velocidades a larga distância sem perda de sinal. Por fim, a fiação elétrica permite transmissão tanto em banda estreita (NPLC) como em banda larga (BPLC).

É possível interpor recurso nessa questão, pois o termo correto a ser utilizado é FIBRA ÓPTICA e não FIBRA ÓTICA, como apresentado erroneamente na opção 3. Com base nisso pode-se optar pela anulação da questão.

Comentários a respeito das questões de Ética (21 a 25):

Segundo o Decreto 31.198, são direitos dos agentes públicos:

Art.15. Como resultantes da conduta ética que deve imperar no ambiente de trabalho e em suas relações interpessoais, são direitos do agente público:
I – liberdade de manifestação, observado o respeito à imagem da instituição e dos demais agentes públicos;
II – manifestação sobre fatos que possam prejudicar seu desempenho ou sua reputação; [LETRA B – Correta]
III – representação contra atos ilegais ou imorais; [LETRA A – Correta]
IV – sigilo da informação de ordem não funcional;
V – atuação em defesa de interesse ou direito legítimo; [LETRA D – Correta]
VI – ter ciência do teor da acusação e vista dos autos, quando estiver sendo apurada eventual conduta aética.

Como visto, “ser conivente com infração ao Código de Ética” não é um direito. Trata-se, na verdade, de uma vedação expressa no código:

Art.18. É vedado ao Agente Público:
III – ser conivente com erro ou infração a este Código de Ética e Conduta da Administração Estadual;

GABARITO: Letra C

QUESTÃO 22 – 

Os princípios de conduta ética previstos no Código de Ética são os seguintes (faço a remissão das assertivas correspondentes):

Art.2o A conduta ética dos agentes públicos submetidos a este Decreto reger-se-á, especialmente, pelos seguintes princípios:
I – boa-fé – agir em conformidade com o direito, com lealdade, ciente de conduta correta;
II – honestidade – agir com franqueza, realizando suas atividades sem uso de mentiras ou fraudes; [LETRA D – Correta]
III – fidelidade ao interesse público – realizar ações com o intuito de promover o bem público, em respeito ao cidadão;
IV – impessoalidade – atuar com senso de justiça, sem perseguição ou proteção de pessoas, grupos ou setores;
V – moralidade – evidenciar perante o público retidão e compostura, em respeito aos costumes sociais; 
VI – dignidade e decoro no exercício de suas funções – manifestar decência em suas ações, preservando a honra e o direito de todos;
VII – lealdade às instituições – defender interesse da instituição a qual se vincula;  [LETRA C – Correta]
VIII – cortesia – manifestar bons tratos a outros;
IX – transparência – dar a conhecer a atuação de forma acessível ao cidadão;
X – eficiência – exercer atividades da melhor maneira possível, zelando pelo patrimônio público;
XI – presteza e tempestividade – realizar atividades com agilidade;
XII – Compromisso – comprometer-se com a missão e com os resultados organizacionais.  [LETRA A – Correta]

Nesse contexto, o servidor que “dá indícios de interesse pessoal” não se comporta conforme os princípios de conduta ética.

GABARITO: Letra B

 QUESTÃO 23

Com base ainda nos princípios, podemos concluir, facilmente, que o servidor viola os princípios da conduta ética ao “permitir que usuários do serviço público prejudiquem a instituição”.

Assim, o gabarito é a letra A. Vejamos a correspondência das demais alternativas:

Art.2o A conduta ética dos agentes públicos submetidos a este Decreto reger-se-á, especialmente, pelos seguintes princípios:
IX – transparência – dar a conhecer a atuação de forma acessível ao cidadão;  [LETRAS B e C – Corretas]
XI – presteza e tempestividade – realizar atividades com agilidade;  [LETRA D – Correta]
XII – Compromisso – comprometer-se com a missão e com os resultados organizacionais. 

GABARITO: Letra A

 

QUESTÃO 24 –

Segundo o Decreto 31.198, são direitos dos agentes públicos:

Art.15. Como resultantes da conduta ética que deve imperar no ambiente de trabalho e em suas relações interpessoais, são direitos do agente público:
I – liberdade de manifestação, observado o respeito à imagem da instituição e dos demais agentes públicos; [ALTERNATIVA IV]
II – manifestação sobre fatos que possam prejudicar seu desempenho ou sua reputação; 
III – representação contra atos ilegais ou imorais; 
IV – sigilo da informação de ordem não funcional; [ALTERNATIVA I]
V – atuação em defesa de interesse ou direito legítimo; 
VI – ter ciência do teor da acusação e vista dos autos, quando estiver sendo apurada eventual conduta aética.

As alternativas II e III são ambas VEDAÇÕES ao agente público:

Art.18. É vedado ao Agente Público:

V – permitir que interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público ou com colegas;

Art.14. É vedado à autoridade pública, referida no Art.1o, opinar publicamente a respeito:

I – da honorabilidade e do desempenho funcional de outra autoridade pública; e

GABARITO: Letra C

 

QUESTÃO 25 –

Outra questão baseada em princípios.

Art.2o A conduta ética dos agentes públicos submetidos a este Decreto reger-se-á, especialmente, pelos seguintes princípios:
I – boa-fé – agir em conformidade com o direito, com lealdade, ciente de conduta correta;  [LETRA A – Correta]
II – honestidade – agir com franqueza, realizando suas atividades sem uso de mentiras ou fraudes; 
III – fidelidade ao interesse público – realizar ações com o intuito de promover o bem público, em respeito ao cidadão;
IV – impessoalidade – atuar com senso de justiça, sem perseguição ou proteção de pessoas, grupos ou setores;  [LETRA D – Errada]
VIII – cortesia – manifestar bons tratos a outros;  [LETRA C – Correta]
IX – transparência – dar a conhecer a atuação de forma acessível ao cidadão;
X – eficiência – exercer atividades da melhor maneira possível, zelando pelo patrimônio público;  [LETRA B – Correta]
XI – presteza e tempestividade – realizar atividades com agilidade;
XII – Compromisso – comprometer-se com a missão e com os resultados organizacionais. 

GABARITO: Letra D

Comentários a respeito das questões de Legislação Específica (26 a 30):

QUESTÃO 26 – GABARITO “A”

A – Correta. conforme previsão expressa no art. 197.

B – Errado. Conforme o art. 198, caput, o prazo máximo da suspensão é de 90 dias, e não de 180 dias.

C – Errado, conforme o art. 198, paragrafo único, o valor da multa será de 50% por dia de vencimento, e não de 75%.

D – Errado. Conforme art. 204, parágrafo único, a cassação da aposentadoria ou disponibilidade extingue o vínculo do aposentado ou do disponível com o Estado ou suas entidades autárquicas.

QUESTÃO 27 – GABARITO “B”

O Art. 192 do RJU – CE traz as hipóteses em que o Servidor poderá deixar de cumprir a ordem do superior hierárquico.

Errado. O item “A” está errado, pois contraria o inciso IV do art. 192, traz o seguinte texto – não tiver sido a ordem publicada, quando tal formalidade for essencial à sua validadeD

 

Correto, pois está conforme . O item “B” está correto, pois está de acordo com o inciso I do art. 192.

 

Errado. O item “C” está errado, pois contraria o inciso I do art. 192, traz o seguinte texto – – a autoridade de quem emanar a ordem for incompetente;

 

Errado. O item “C” está errado, pois contraria o inciso V do art. 192, traz o seguinte texto – não tiver a ordem como causa uma necessidade administrativa ou pública, ou visar a fins não estipulados na regra de competência da autoridade da qual promanou ou do funcionário a quem se dirige;

 

QUESTÃO 28 – GABARITO “C”

A questão trata dos tipos de licenças que o servidor poderá gozar. Elas estão previstas no art. 80, são elas: Será licenciado o funcionário: para tratamento de saúde; por acidente no trabalho, agressão não provocada e doença profissional; por motivo de doença em pessoa da família; quando gestante; para serviço militar obrigatório; para acompanhar o cônjuge;  em caráter especial.

 

Assim, conforme de extrai do texto, não há no estatuto dos servidores públicos civis: Licença por acidente no trabalho, agressão física provocada e doença rara; Para serviço militar obrigatório e voluntário; Para acompanhar o pai ou a mãe.

 

QUESTÃO 29 – GABARITO “B”

 

O segundo e terceiro item estão falsos. Vejamos:

Item II – Conforme o art. 179, §2º,  a apuração da responsabilidade funcional será feita através de sindicância ou de inquérito. O item restringiu à sindicância. Portanto, falso.

Item III – Conforme o art. 179, §2º, § 5º, A legítima defesa e o estado de necessidade excluem a responsabilidade administrativa. O item negou essa afirmação. Portanto, falso.

 

QUESTÃO 30 – GABARITO “A” – A resposta para essa questão poderá ser encontrada no art. 183.

  1. Certo, conforme art. 183, I do Estatuto.
  2. Errado, pois, nesse caso, irá sobrestar o processo de aposentadoria voluntária;
  3. Errado, pois, nesse caso, irá proibir de concessão de licença, ou o seu sobrestamento, salvo a concedida por motivo de saúde;
  4. Errado, pois, nesse caso, irá cessar a sua disposição, com retorno do funcionário ao seu órgão de origem.

Comentários a respeito das questões de Trânsito (31 a 60):

Questão 31:

COMENTÁRIO:

I – Correto, art. 26, XI alínea “a”. Texto de lei.

II – o condutor, ao efetuar ultrapassagem deve AFASTAR-SE dos demais usuários e não aproximar-se, como o item expressa , art. 26, XI alínea “b”.

III – Correto, art. 31 – Texto de lei.

IV – É proibido ultrapassar nas interseções.

Concordo com Gabarito. Assertiva C.

Questão 31:

COMENTÁRIO: O art. 140 dispõe acerca dos requisitos para admissão da Carteira Nacional de Habilitação, as alternativas A, B e C, correspondem, respectivamente aos incisos do referido artigo, exceto a letra D, que já é uma espécie de C.N.H.   

Concordo com o gabarito: A errada é a letra D


Questão 33:

COMENTÁRIO:

Primeiro Item: VERDADEIRO. Texto de Lei do artigo 81.

Segundo Item: FALSO. O Art. 82 traz em seu corpo que é PROIBIDO afixar sobre a sinalização qualquer tipo de publicidade, e a questão trocou por “È PERMITIDO”.

Terceiro Item: VERDADEIRO. Texto de lei do artigo 85.

Quarto Item: Essa é do Capeta, a banca trocou apenas a palavra “SEM”, pela palavra “COM”. A retirada da publicidade é com ônus para quem tenha colocado.

Concordo com o Gabarito: Letra B.

Questão 34:

COMENTÁRIO:

A – Ao sair da via pelo lado esquerdo, o condutor deve aproximar-se o máximo possível do seu eixo, ou da linha divisória de fluxos opostos, e não do bordo direito, como menciona a assertiva. Portanto, está errada.

B – A Banca copiou o texto de lei, art. 38, II, e trocou a palavra “esquerdo”, por “direito”, o condutor deve aproximar-se o máximo possível do bordo esquerdo.

C – Durante a manobra de direção, o condutor deverá ceder aos veículos que trafeguem no sentido contrário ao seu, e não no mesmo sentido, como trouxe a assertiva. Parágrafo Único do artigo 38.

D – Texto de lei do art. 38, II. 

Conforme gabarito, Letra D  

Questão 35:

COMENTÁRIO:

  • O condutor manterá a LUZ BAIXA do veículo, e não a luz alta.
  • Nas vias não iluminadas, deverá manter a LUZ ALTA, exceto ao cruzar outro veículo. A banca simplesmente troca os termos para confundir o candidato.
  • Assertiva correta. Texto de lei do art. 40, III.
  • Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros deverão utilizar-se de luz BAIXA, e não alta, como trouxe a assertiva.

Portanto, letra C, Conforme o gabarito.

Questão 36:

COMENTÁRIO:

A – Correta, texto de lei do artigo 61, § 1º, alínea “c”.

B – A velocidade máxima permitida para as vias de trânsito rápido é 80 km/h.

C – 40 km/h são as vias coletoras, conforme a letra A.

D – as vias locais são 30 km/h.  

Questão 37:

COMENTÁRIO:

A – O pagamento será feito até o vencimento por oitenta por cento do seu valor. E não por setenta, como trouxe a assertiva.

B – Assertiva correta. Texto de lei do artigo 287 capu.

C – O AIT (auto de Infração de Trânsito) será arquivado se não for expedida a notificação no prazo de trinta dias e não noventa, como trouxe a assertiva.

D – Nessa assertiva o legislador estava com o coração pingando veneno. É a NÃO INTERPOSIÇÃO de recurso no prazo legal, que implica o encerramento da instância administrativa.

Caso concreto: João foi notificado por transitar sem cinto de segurança, art. 167, na data de 01/01/2018. A partir dessa data o órgão autuador tem 30 dias para expedir a notificação. Suponhamos que João tenha recebido a notificação em seu domicílio na data de 30/01/2018. Então esse condutor tem o prazo de 15 dias para apresentar o recurso e/ou o real infrator. Ou seja, se até a data de 15/02/2018, João não impetrar recurso administrativo contra a infração, essa instância estará encerrada, o CTB trata isso como recurso intempestivo.

Gabarito correto. Letra B     

Questão 38:

COMENTÁRIO:

Primeiro item: VERDADEIRO. Texto de lei do artigo 29, IX.

Segundo item: FALSO. A circulação far-se-á pelo lado direito e não pelo lado “esquerdo”, como trouxe o item. Mais uma vez a banca faz a troca de termos para confundir o candidato.

Terceiro item: FALSO. O condutor deverá guardar distância de segurança LATERAL e frontal entre o seu e os demais veículos. A banca fez o mesmo esquema do item anterior.

Quarto item: VERDADEIRO. Texto de lei do artigo 29, V.

Gabarito D.

Questão 39:

COMENTÁRIO:

A – Art. 127, § 1º, aplicar-se-á a pena de ADVERTÊNCIA nos termos acima, e não de multa, como trouxe expresso a assertiva.

B – CORRETA, texto de lei do artigo 128 do decreto 29.687/2009.

C – A pena aplicada será a de caducidade da permissão, e não de revogação unilateral.

D – As penalidades aplicadas pelo Poder Concedente NÃO isentam o infrator da obrigação de reparar ou ressarcir dano causado a passageiro ou terceiro, decorrente da infração.  Maldade da banca que suprimiu a palavra NÃO, tornando a assertiva errada.

Gabarito B.

Questão 40:

COMENTÁRIO:

A – Art. 177 – infração GRAVE.

B – Estacionar nas esquinas é uma infração de natureza MÉDIA e tem como medida administrativa a remoção do veículo. 

C – Assertiva CORRETA. Art. 162, V.

D – – Estacionar impedindo a movimentação de outro veículo é uma infração de natureza MÉDIA e tem como medida administrativa a remoção do veículo.

Gabarito C.

Questão 41:

COMENTÁRIO:

A – Assertiva CORRETA. Texto de lei do art. 220, X.

B – Nas vias rurais cuja faixa de domínio NÃO esteja cercada. Art. 220, V.

C – Ao aproximar-se de locais sinalizados COM advertência de obras ou trabalhadores na pista. O legislador trocou os termos novamente. Art. 220, VII.

D – Ao aproximar-se de ou passar por interseção NÃO sinalizada.

Questão intermediária, que exige do candidato conhecimento da legislação.

Gabarito A

Questão 42:

COMENTÁRIO:

A – Seguir veículo de urgência é de natureza grave, art. 190. Porém, forçar ultrapassagem entre veículos que trafeguem em sentidos opostos é de natureza gravíssima, inclusive com fator multiplicador X10. (Dez vezes o valor da multa de natureza gravíssima, que é e R$ 293,47).

B – Transitar em marcha à ré é de natureza grave, art. 194. Porém, deixar de deslocar o veículo mais à esquerda, ou mais à direita, é infração de natureza média, art. 197.

C – Ambas as infrações descritas são de natureza grave. Artigos 181, XI, e art. 184, II, respectivamente. Portanto, questão CORRETA.

D – Ultrapassar pela direita é de natureza MÉDIA e executar operação de retorno causando prejuízo à circulação é de natureza gravíssima art. 206, V.

GABARITO C.

Questão 43:

COMENTÁRIO:

A – Assertiva CORRETA, art. 2º, “a”, da referida resolução.

B – Novamente o legislador copia o texto de lei e faz a substituição de apenas um item, nesse caso, a assertiva traz que o veículo dublê apresenta as mesmas características do original, contudo, sem adulteração NIV (número de identificação veicular), mas o artigo 2º, letra “b”, traz em seu texto que é “com adulteração ou não do NIV”. Pegadinha da banca para pegar os distraídos.

C – CORRETO. Texto de lei do artigo 3º, da resolução

D – A assertiva traz que a retirada da restrição é OBRIGATÓRIA a pedido do proprietário, e o texto de lei expressa que é FACULTADA.

Gabarito B.     

Questão 44:

COMENTÁRIO:

A – CORRETA, conforme artigo 167. Inclusive as infrações presentes no referido artigo são CONCORRENTES, devendo o agente da autoridade de trânsito lavrar apenas um auto de infração de trânsito.

B – A infração de deixar o condutor ou o passageiro de usar o cinto de segurança não tem como medida administrativa a suspensão do direito de dirigir, e sim a retenção para sanar a irregularidade.

C – A infração é de natureza grave. E tem como medida administrativa a retenção.

D – O erro da assertiva está em dizer que a infração é de natureza gravíssima.

Gabarito A  

Questão 45:

COMENTÁRIO:

Item I – CORRETO, texto de lei do artigo 2º, I, da referida resolução.

Item II – Errado, os veículos de comunicação necessitam de autorização de órgão competente para realizarem a divulgação.

Item III – CORRETO, texto de lei do art. 2º, III, da referida resolução.

I e III estão corretos, portanto, gabarito D.

Questão 46:

COMENTÁRIO:

TODAS AS ASSERTIVAS ESTÃO CORRETAS. Literalidade do artigo 4º, da resolução 573/2015. A questão trouxe em seu rol de assertivas todos os incisos do artigo 4º, inclusive na mesma ordem.

Questão 47:

COMENTÁRIO:

Item I – FALSO. O condutor do veículo flagrado, habilitado ou não, poderá ser notificado e receber o termo de recolhimento. E o item traz que apenas quando o condutor for habilitado.  

Item II – VERDADEIRO. Texto de lei do art. 4°, § 3º, da resolução 623/2016.

Item III – FALSO. A notificação devolvida por desatualização do endereço do proprietário SERÁ considerada como recebida. E o item trouxe que não será considerada. Texto de lei do art. 4°, § 5º, da resolução 623/2016.

Item IV – VERDADEIRO. Texto de lei do art. 4°, § 6º, da resolução 623/2016.

Gabarito D.

Questão 48:

COMENTÁRIO:

A – É vedado transportar passageiros em pé, e não sentados. Art. 5º, I, da resolução.

B – É vedado transportar cargas no mesmo ambiente dos passageiros, transportar em ambientes diferentes é a regra. Art 5º, III, da resolução.

C – CORRETO. Texto de lei da resolução, em seu art. 5°, IV.

D – É Transportar passageiros nas áreas EXTERNAS, e não nas internas.

Questão 49:

COMENTÁRIO:

Literalidade do art. 2º, da referida resolução. A Banca simplesmente copiou e colou o texto do dispositivo.

REMOÇÃO DO VEÍCULO: É medida administrativa, e é o agente de trânsito que aplica, um exemplo de remoção de veículo são os incisos do artigo 181, CTB, que trata as hipóteses de estacionamento irregular, exceto o inciso XV, do art. 181.

RECOLHIMENTO : Ato de encaminhamento ao pátio, não é realizado pelo agente de trânsito. Um exemplo de recolhimento é quando o veículo é abandonado na via pública.

CUSTÓDIA DE VEÍCULOS: Se atentar para as textuais “guarda” e “zelo”, só quem realiza é administração pública.

LEILÃO: Modalidade de licitação, é quando a administração pública irá VENDER os veículos legalmente removidos ou recolhidos, com prazos determinados em lei. Exemplo: João teve o carro removido por estacionar em local proibido, se dentro do prazo estabelecido em lei, ele não procurar o órgão autuador para reaver seu veículo, este poderá ir à leilão.

Gabarito B

Questão 50:

COMENTÁRIO:

I – FALSO. Esse não é um objetivo na vistoria de identificação.

II – VERDADEIRO. Texto de lei. Art. 2°, §, 2º, II, da resolução 466/2013. 

III – VERDADEIRO. Texto de lei. Art. 2°, §, 2º, III, da resolução 466/2013.

IV – FALSO. O RENAINF é responsável por manter o banco de dados relacionado às infrações em unidades diversas ao domicilio do condutor.

Gabarito D.

Questão 51:

COMENTÁRIO:

A – CORRETA. Texto de lei do art. 2º, caput, da resolução 474/2013.

B – A fiscalização de trânsito mediante sistema de videomonitoramento SOMENTE poderá ser realizada nas vias que estejam devidamente sinalizadas para esse fim. E a questão traz que não precisa de sinalização.

C – A autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, responsável pela lavratura do auto de infração, deverá informar no campo “observação” a forma com que foi constatado o cometimento da infração, e não apenas a natureza da infração.

D – Esse texto não está expresso na referida resolução.

Gabarito A.   

Questão 52:

COMENTÁRIO:

Natureza: Gravíssima

Penalidade: Multa, apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir.

Medida Administrativa:  remoção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

Texto de lei do artigo 210, CTB. Para demais bloqueios viários, com ou sem a utilização de dispositivos auxiliares de sinalização, utilizar o artigo 209. Este artigo é o mesmo que trata a questão de evasão do pedágio, e constitui infração de natureza grave.

Gabarito B.  

Questão 53:

COMENTÁRIO:

A – CORRETA. Texto de lei do art. 3º, inciso II, da resolução em questão.

B – CORRETA. Texto de lei do art. 3º, inciso VI, da resolução em questão.

C – CORRETA. Texto de lei do art. 3º, inciso IV, da resolução em questão.

D – ERRADA. A competência para cobrança e recebimento dos valores das multas aplicadas compete ao DETRAN, mas o texto de lei NÃO traz de maneira expressa que essa competência é privativa. Art. 12, incido VIII.

Gabarito D.

Questão 54:

COMENTÁRIO: A questão quer a alternativa ERRADA.
A – Correto, letra da lei do artigo 2°, inciso I, da referida resolução.
B – Correto, letra da lei do artigo 2°, inciso V, da referida resolução.
C – Alternativa errada, que não consta na referida resolução. Portanto, a que satisfaz o enunciado da questão.
D – Correto, letra da lei do artigo 2°, inciso III, da referida resolução.
Gabarito C.

Questão 55:

COMENTÁRIO:
A – Questão correta, o legislador copiou e colou os 4 incisos do artigo 147, CTB, e os elencou na ordem correta do trâmite para a habilitação.
B – Inverteu a ordem correta, e colocou o exame escrito antes do exame de aptidão física e mental.
C – Mais uma vez o legislador inverte a ordem do trâmite para a habilitação. Noções de primeiros socorros é após o escrito (teórico), sobre legislação.
D – Nessa alternativa o legislador usa o mesmo recurso do item anterior.
Gabarito A.
Questão 56:

COMENTÁRIO:
I – CORRETO. Letra da lei do artigo 17, inciso I.
II – CORRETO. Letra da lei do artigo 17, inciso II.
III – ERRADO – o texto da alternativa não consta no rol de compentências da JARI, em seu artigo 17.
Gabarito C.

Questão 57:

COMENTÁRIO:

As alternativas “A” e “C” trazem valores X12 e X2, respectivamente, então essas duas o candidato elimina sumariamente.

A Alternativa “B” traz o prazo divergente da lei – 06 (seis) meses. Todo o restante está correto.

Alternativa D é a CORRETA: O legislador elenca Multa, Penalidade e Medidas Administrativa na ordem expressa do artigo 165, CTB.

Gabarito D.

Questão 58:

COMENTÁRIO: Artigo 253-A, do CTB.

A – O fator multiplicativo da alternativa está correto, mas o prazo da suspensão do direito de dirigir está errado. Esse prazo é de 12 (doze) meses.

B – ALTERNATIVA CORRETA.

C – O fator multiplicativo da alternativa está errado, que é (vinte vezes), e o o prazo da suspensão do direito de dirigir também está errado. Esse prazo é de 12 (doze) meses.

D – mesma situação da alternativa “C”.

Gabarito B.   

 Questão 59:

COMENTÁRIO: Art. 181, inciso II.

A referida infração é de natureza LEVE, então fazendo uma rápida análise às alternativas, sumariamente pode-se eliminar as alternativas “A”, ”B” e ”C”. restando apenas a assertiva “D”. O legislador poderia trazer resposta mais completa, cuja a natureza é leve, penalidade multa e a medida administrativa é a remoção do veículo. Mas isso não dá margem para recurso, uma vez que o legislador não dá margem para que outra assertiva possa ser marcada.

Gabarito D.

Questão 60:

COMENTÁRIO:

I – CORRETO. Art. 141, caput, é o CONTRAN quem regulamenta a autorização para conduzir ciclomotores.

II  – ERRADO. A autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal ficará a cargo dos Municípios. Art. 141, § 1°.

III – CORRETO. Texto contido no caput do art. 141. É o CONTRAN que regulamenta as normas e procedimentos relativos à aprendizagem.

Gabarito A.


O novo Concurso DETRAN CE tem as inscrições abertas hoje (09/10) para 383 vagas, sendo 33 de nível superior para Analista de Trânsito e Transporte nas Especialidades; 250 vagas de nível médio para Agente de Trânsito e Transporte; 50 vagas de nível médio para Vistoriador; e 50 vagas de nível fundamental para Assistente de Atividade de Trânsito e Transporte. As inscrições vão até 22 de novembro e a prova acontece dia 28 de janeiro (nível médio) e 4 de fevereiro (nível fundamental e superior).

⇒ CURSO PRESENCIAL DETRAN CE  (clique aqui) ⇐
Faça parte das turmas do Curso Presencial AEP para Concurso DETRAN CE. Aulas ministradas de segunda a sexta, com simulados aplicados aos sábados. Todo conteúdo baseado no edital vigente. A matrícula dá direito a apostila do Concurso DETRAN CE.
Inscrições abertas
Endereço: Francisco Xerez, 53 – Petrolinio Ribeiro – Fortaleza – CE

Telefone85 3045-8244
WhatsApp: 85 9 9152-9382
Email: presencial@cursoagoraeupasso.com.br

DAS INSCRIÇÕES
Os interessados em prestarem o Concurso DETRAN CE devem realizar sua inscrição até 22 de novembro, conforme cronograma divulgado no site www.uece.br/cev. 

É necessário pagar uma taxa de:
► R$ 70,00 nível fundamental
► R$ 90,00 nível médio
► R$ 130,00 nível superior

SOBRE CARGOS E SALÁRIOS
O novo Concurso DETRAN CE tem 383 vagas, distribuídas em cargos que possuem uma parte fixa da remuneração, de acordo com a referência do servidor, acrescida de vantagens de caráter permanente e/ou pessoal e gratificações, conforme Art.26: “É devida gratificação de produtividade aos servidores
do DETRAN/CE, nos termos da Lei nº12.085/1993, alterada pelas Leis
nos14.304/2009, 14.896/2011, 15.204/2012 e 15.247/2012”

Os cargos são:

Cargo: Assistente de Atividade de Trânsito e Transporte
Requisito: Nível Fundamental e Habilitação na Categoria B
Salários: R$ 2.118,09
Vagas: 50
Objetivo do Cargo: Exercer as atividades de apoio à administração
nos diversos setores do DETRAN/CE e outras atividades correlatas com
as atribuições inerentes ao cargo

Cargo: Vistoriador
Requisito: Nível Médio e Habilitação na Categoria B
Salários: R$ 2.301,56
Vagas: 50
Objetivo do Cargo: Exercer as atividades de vistorias veicular, e
outras atividades administrativas correlatas com as atribuições inerentes
do cargo.

Cargo:  Agente de Trânsito e Transporte
Requisito: Nível Médio e Habilitação na Categoria B
Salários: R$ 2.555,80
Vagas: 250
Objetivo do Cargo: Exercer as atividades fiscalizatórias de trânsito,
de transportes e outras atividades administrativas correlatas com as
atribuições inerentes do cargo.

Cargo: Analista de Trânsito e Transporte nas Especialidades de Contador, Tecnologia da Informação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Assuntos Educacionais, Administração, Engenharia Mecânica e Arquitetura
Requisito: Nível Superior nas especialidades destacadas acima
Salários: R$ 3.486,10
Vagas: 33
Objetivo do Cargo: Participar da formulação de Políticas Públicas
de Trânsito e Transportes para o Estado, desenvolver, orientar,
coordenar, planejar, implementar programas, projetos, processos,
sistemas, pesquisas e estudos sobre o trânsito, coleta de dados estatísticos,
elaboração de estudo sobre acidentes de trânsito e suas causas, registro e
licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de
condutores, educação e segurança de trânsito, engenharia de trânsito e
transportes, operação de sistemas viários, fiscalização de trânsito e
transportes e operações especiais, julgamento de infrações e de recursos
e aplicação de penalidades, cumprir e fazer cumprir a legislação e as
normas de trânsito no âmbito das respectivas atribuições, bem como
executar outras atividades correlatas à sua área de atuação de acordo
com a sua formação profissional, cujas soluções implicam em elevados
níveis de complexidade, articulação e tecnicidade.

Cargo

Salário Base (R$) Gratificações Total (R$)
Produtividade Risco de vida ou saúde
Analista de Trânsito e Transportes

(nível superior) – todas as especialidades

1.660,05 1.826,05

(110%)

——– 3.486,10
Agente de Trânsito e Transportes

(nível médio)

847,49 1.454,07

(Piso da gratificação)

254,24

(30%)

2.555,80
Vistoriador

(nível médio)

847,49 1.454,07

(Piso da gratificação)

——– 2.301,56
Assistente de Atividade de Trânsito e Transportes

(nível fundamental)

664,02 1.454,07

(Piso da gratificação)

——–

2.118,09

BENEFÍCIOS
Plano de Saúde: Os servidores que ocuparão os cargos oferecidos neste Concurso serão atendidos pelo Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – ISSEC.
Alimentação: Somente para os servidores não lotados na sede (Maraponga) e que atendam aos requisitos previstos na Lei Estadual Nº 13.363/2003, regulamentada pelo Decreto Estadual Nº 27.471/2004 e Lei Estadual Nº 16.206, de 17 de março de 2017 (Jornada de no mínimo de 40 horas/semana e remuneração até R$ 4.846,88, cumulativamente).

Todos os cargos participam do PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS, no qual podem ter suas remunerações ascendentes, conforme abaixo:

A progressão funcional obedecerá às seguintes condições,
cumulativamente:
I – estabilidade do servidor;
II – permanência mínima de 1 (um) ano na referência atual;
III – avaliação de desempenho satisfatória.
A progressão funcional ocorrerá anualmente, observados os critérios de antiguidade e merecimento. O número de servidores a progredirem funcionalmente corresponderá ao limite máximo de 60% (sessenta por cento) do total de ocupantes dos cargos em cada uma das respectivas referências, sendo que, se o resultado da operação for fracionário e superior a 0,5 (cinco décimos), será o produto arredondado para o inteiro subsequente.

⇒ CURSOS ONLINE DETRAN CE  (clique aqui) ⇐
Adquira nossos Cursos para Concurso DETRAN CE. Temos curso Grátis!
Compostos de videoaulas para você assistir onde e como quiser. Todas as matérias acompanham material em PDF

Um dos concursos mais aguardados em todo Estado, surge com a proposta de mais servidores para somar no serviço prestado, melhorias salariais e apoiar novos planos de cargo. A contratação será para início imediato.

Para quem anseia por esse concurso, é ideal que comece a estudar o quanto antes. Nossa equipe preparou um curso FREE para dar início aos estudos.

DAS EXIGÊNCIAS
O Concurso DETRAN CE exige, para todos os cargos, que o candidato:

► Seja brasileiro, nato ou naturalizado, ou português amparado pela reciprocidade de direitos advinda da legislação específica;
► ter, no mínimo, 18 anos completos; estar em dia com as obrigações eleitorais e, quando do sexo masculino, também com as obrigações militares;
► não possuir antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos, comprovado mediante apresentação de Certidão Negativa expedida pela Justiça Estadual e pela Justiça Federal (civil – inexistência de sentença de interdição – e criminal – ausência de antecedentes criminais) da cidade de origem, nos últimos 5 (cinco) anos.
► tenha nível fundamental completo para Assistente de Atividade de Trânsito e Transporte, nível médio para Agente de Trânsito e Transporte e nível superior, nas especialidades, para os cargos de Analista de Trânsito e Transporte.

Além de possuir aptidão clínica, física e psicológica para o exercício das atribuições do cargo e carteira nacional de habilitação – CNH de categoria B.

Estude com nosso CURSO REGULAR e garanta sua vaga!
Materiais atualizados e Aulas Online.

⇒ CURSOS ONLINE DETRAN CE  (clique aqui) ⇐
Adquira nossos Cursos para Concurso DETRAN CE. Temos curso Grátis!
Compostos de videoaulas para você assistir onde e como quiser. Todas as matérias acompanham material em PDF

DO CONTEÚDO
Serão cobradas na prova do Concurso DETRAN CE as seguintes matérias:

Tabela 1 – Cargos de Nível Superior

Disciplina No Questões Valor da Questão Pontuação Máxima Mínimo por Disciplina Mínimo na Prova
Português 10 1 ponto 10 pontos 3 pontos 57 pontos

 

(60% do total da Prova)

Informática 05 1 ponto 5 pontos 2 pontos
Ética 05 1 ponto 5 pontos 2 pontos
Legislação do Servidor Público Estadual 05 1 ponto 5 pontos 2 pontos
Legislação de Trânsito e Transportes 15 2 pontos 30 pontos 6 pontos
Conhecimentos Específicos 20 2 pontos 40 pontos 10 pontos
TOTAL 60 95 pontos

Tabela 2 – Cargos de Nível Médio

Disciplina No Questões Valor da Questão Pontuação Máxima Mínimo por Disciplina Mínimo na Prova
Português 10 1 ponto 10 pontos 3 pontos 54 pontos

 

(60% do total da Prova)

Informática 10 1 ponto 10 pontos 3 pontos
Ética 05 1 ponto 5 pontos 2 pontos
Legislação do Servidor Público Estadual 05 1 ponto 5 pontos 2 pontos
Conhecimentos Específicos

(Legislação de Trânsito e Transportes)

30 2 pontos 60 pontos 18 pontos
TOTAL 60 90 pontos

 Tabela 3 – Cargo de Nível Fundamental

Disciplina No Questões Valor da Questão Pontuação Máxima Mínimo por Disciplina Mínimo na Prova
Português 10 1 ponto 10 pontos 3 pontos 36 pontos

 

(60% do total da Prova)

Informática 10 1 ponto 10 pontos 3 pontos
Ética 05 1 ponto 5 pontos 2 pontos
Conhecimentos Gerais 10 1 ponto 10 pontos 3 pontos
Legislação do Servidor Público Estadual 05 1 ponto 5 pontos 2 pontos
Noções de Legislação de Trânsito e Transportes 10 2 pontos 20 pontos 6 pontos
TOTAL 50 60 pontos

 

DO EXAME DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS
As datas, locais e horários das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico do Concurso Público (uece.br/cev) por intermédio do Cartão de Informação do Candidato, cuja data de disponibilização constará no Cronograma de Eventos do Concurso.

Será aplicado exame de habilidades e conhecimentos, através das provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, considerando os seguintes itens no quadro abaixo:

Fase Única para os cargos de nível fundamental e médio, consistindo de Prova Objetiva, de múltipla escolha, com quatro alternativas (A, B, C, D), de caráter eliminatório e classificatório.

Assistente de Atividade de Trânsito e Transporte

Prova Cargo Número de questões Caráter
Múltipla Escolha Assistente 50 Eliminatório e classificatório
Múltipla Escolha Agente 60 Eliminatório e classificatório

Duas fases para os cargos de nível superior, a seguir indicadas:
1ª Fase: Prova Objetiva, de múltipla escolha, com quatro alternativas (A, B, C, D), de caráter eliminatório e classificatório;
2ª Fase: Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório.

Analista de Trânsito e Transporte

Tipo de Prova Prova Número de questões Caráter
Múltipla Escolha Objetiva  60 Eliminatório e classificatório
Avaliação de Título Conhecimentos Específicos  – Classificatório

As provas objetivas da fase única e da 1ª fase do Concurso serão aplicadas somente nas cidades de Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá, Russas e Sobral, podendo o candidato não realizar a prova na cidade escolhida, em virtude de insuficiência de salas, e ser deslocado para Fortaleza, de conformidade com o disposto no subitem 7.1.3 deste Edital.

As provas serão realizadas em dois dias da seguinte forma:

  1. 1º dia – para os cargos de nível médio, no mesmo horário;
  2. 2º dia – para os cargos de níveis superior e fundamental, no mesmo horário.

Os candidatos, isentos ou pagantes, poderão se inscrever para até dois cargos, de conformidade com a escolaridade, podendo ser:

  1. Nível Médio e Nível Superior; ou
  2. Nível Médio e Nível Fundamental.

► STATUS: Aberto
► ÓRGÃO: Departamento de Trânsito do Ceará (DETRAN CE)
► ESTADO: Ceará
► CARGO: Assistente (fundamental), Agente (médio) e Analista (superior)
► VAGAS: 383 vagas – Analista (33); Agente (250); Vistoriador (50); Assistente (50)
► NÍVEL: Fundamental, Médio e Superior (de acordo com o cargo)
► REMUNERAÇÃO: Variada (acima de R$ 2 mil)
► BANCA: FUNECE (Fundação Universidade do Ceará)
► DATA DA INSCRIÇÃO: 09 de outubro até 22 de novembro
► VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 70,00, R$ 90,00 e R$ 130,00
► DATA DA PROVA: A definir

Confira edital abaixo (inicia na página 20)

39 COMENTÁRIOS

  1. Três meses para o concurso e ainda faltam matérias para compor o programa; sem contar com as vídeo aulas aproveitadas do Agepen. Falta de compromisso com o aluno. O aep não pode vincular o seu nome aos alunos online que passarem, pois seria um contra-senso em virtude do tempo que eles alegam ser necessário para passar num concurso.

  2. gostaria de saber se tem vaga pra deficiencia.ou nao,tenho um problema na mao direita.mas so habilitado na cat,b.se posso fazer normalmente o concurso.

  3. Olá eu gostaria de saber, caso eu passe e tenha aprovação eu só poderei permanecer no emprego por 1 ou 2 anos?
    Ou poderei ficar lá por longos anos?
    Por favor li o edital mas estou em dúvida quanto a isso. Obrigado

  4. Gostaria de saber, se já tem alguma previsão de quando será atualizado material de video aula do DETRAN? Está faltando incluir a lei 9826/74.

  5. Gostaria de saber se o material que disponibilizaram no curso ead é baseado no edital de 2006. E se, quando sair o novo edital, teremos acesso ao conteudo atualizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here