Concurso INSS – Planejamento de estudos e dicas sobre edital

38
2908

Trabalhar-no-INSS

Os concurseiros/as que planejam fazer a tão concorrida prova do INSS precisam encontrar diferentes estratégias para potencializar os seus estudos. A concorrência está bastante acirrada, tendo sido, até a última semana, computado mais de 1 milhão de inscritos.
As inscrições iniciaram-se dia 04 de Janeiro deste ano e terminaram 22 de fevereiro. As provas serão realizadas no mês de Maio e constam no total  800 vagas para o cargo de Técnico e 150 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social.

Por que fazer o concurso do INSS?

1. O edital deste ano veio basicamente sem novidades. Foi inserido o mesmo rol de matérias que o último certame, abrangendo as mesmas disciplinas, não contemplando a matéria de Redação.
2. Foi dado um bom tempo para o concurseiro preparar-se para a prova, sendo que o edital foi lançado em Dezembro e as provas só ocorrem em Maio.
3. O órgão oferece um excelente plano de carreira
4. Garante estabilidade, fazendo de você, concurseiro, um Servidor Público Federal
5. Possibilidade de trabalhar 6 horas por dia

”Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.”

É disponibilizado o total de 3h e 30min para resolver 120 questões, ou seja, você tem aproximadamente 2min para resolver cada questão mais o tempo de preenchimento do gabarito.
Dica: Aconselho ao candidato começar resolvendo as questões que ele mais tem facilidade, depois resolver as médias e por último as difíceis. Não fique preso numa questão muito difícil, pois o seu tempo é precioso. Saiba usá-lo com sabedoria.

DICAS PARA UM BOM PLANEJAMENTO DE ESTUDOS

Primeiramente, o concurseiro deve ter em mãos materiais atualizados. É importante ficar atento às diversas modificações ocorridas, por exemplo, na matéria de Direito Previdenciário e escolher um curso preparatório confiável que mantenha sempre as atualizações disponíveis e um material de acordo com o edital.
Como a banca escolhida foi a CESPE, é de suma importância que o candidato faça questões da BANCA, sempre focado naquilo que o edital pede. Sem mais, sem menos. Estude a parte teórica, crie resumos, use diversas cores diferentes de canetas (ajuda na memorização), faça revisões, e não esqueça dos simulados! Os simulados fazem você ter uma noção real sobre seu rendimento para estar bem preparado na hora da prova.

Sobre o Plano de Estudos:  Plano de estudos é o ponto inicial que você deve ter para começar a preparar-se para algum concurso. Faz com que você não se engane e controle as suas atividades no decorrer dos dias! Para começar, faça as seguintes considerações do seu dia-a-dia:
1. Calcude quantas horas líquidas você tem por dia para estudar até a prova;
2. Divida as disciplinas por dia (aconselho duas matérias por dia + exercícios e estudo dirigido);
3. Não coloque só as matérias que você gosta de estudar. É importante tomar esse cuidado. Você deve focar e dar uma atenção especial as matérias que tem mais dificuldade;
4. Deixe tempo para as revisões
5. Faça revisões sistemáticas. Aconselho a fazer 24 horas após ler o conteúdo, 7 dias após a leitura do conteúdo, e 30 dias após. Com isso você vai relembrando e guardando na memória assuntos que vão sendo ”esquecidos” ao longo do período de estudos.
6. Use os sábados para fazer exercícios de tudo que estudou durante a semana;
7. Use o domingo exclusivamente para os simulados e cronometre o seu tempo para ter uma noção real no dia da prova;


Dicas importantes:

1. Estude aliando conteúdo + exercícios. Treino é treino e coloca você na frente.
2. Dê atenção ao conteúdo de benefícios previdenciários, pois é bastante cobrado nas provas da CESPE quando tem a matéria Direito Previdenciário;
3. Leia a lei 8.212/91 e 8.213/91 e o Decreto 3.048/99. São de suma importância para a sua prova. A leitura da lei é confusa, então é necessário apoio de vídeo aula e material de apoio para a melhor compreensão do conteúdo;
4. Tome cuidado com palavras ”sempre, nunca, não, talvez..” CESPE adora usar termos que restrigem suas frases para confundir a cabeça do aluno;
5. Vá SEMPRE de acordo com o edital. Nem mais, nem menos. Saber menos faz com que você perca questão e saber mais também! Procure sempre manter o foco, manter-se na linha, na beira, sem ir muito de um extremo ao outro. Por isso a importância dos exercícos na sua preparação.

”Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”
BONS ESTUDOS!

Venha estudar com os materiais mais atualizados e os professores mais preparados para ajudar na sua preparação! Conteúdos atualizados, de acordo com o edital e que vai direto na ”veia”! Clique aqui!

 

38 COMENTÁRIOS

  1. Alôô vocêêêê!!! Vamos detonar neste super concurso, galera!!
    Estuda que a vida muda!! Estamos bem conduzidos com esta nova parceria. Vai ser SHOW!! hahaha

  2. Muito bom, pessoal! Vamos detonar!

    Já dizia o Tio Evandro “A educação muda o mundo e muda as pessoas!”

    #TodoDiaEuLuto #sangueazul #Detonando!

  3. Bom dia, família!
    Muito bem elaborado, show de bola..
    O negócio vai bombarrrrr!! Vamos detonar tudo..
    #sangue azul

    Bora estudaaaaarrr!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here