Concurso PC ES: novo edital em pauta para carreira de delegado

0
117

Um novo concurso  PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo) deve ocorrer o quanto antes. Segundo o deputado delegado Danilo Bahiense (PSL), em reunião virtual no último dia 22 de junho, o delegado chefe da polícia civil do estado, Darcy Arruda, confirmou que existe o interesse de publicar um novo edital, o quanto antes, para a carreira de delegado.  Porém, ainda não há uma definição de vagas, bem como previsão de quando o edital poderá ser efetivamente publicado. Para concorrer ao cargo é necessário possuir  nível superior em direito, além de ter três anos de prática forense, após a conclusão do curso, ou três anos de atividade policial, em qualquer instituição de segurança pública. A remuneração inicial da categoria é de R$ 10.058. Novas informações devem ser confirmadas em breve.

É importante ressaltar que um concurso para o cargo, iniciado em 2019, foi recentemente cancelado, o que torna efetivamente necessário iniciar um novo certame, tendo em vista que a carência vem aumentando desde então. De acordo com documento publicado em diário oficial, na época, o motivo foi “falta de informações e de críticas por parte da doutrina especializada em relação ao gabarito oficial adotado pela banca”.

Concurso PC ES: saiba mais sobre o último concurso

O último concurso PC ES, em 2019, para a carreira de delegado, contou com uma oferta de 33 vagas. Desta forma, a expectativa é de que o quantitativo para uma nova seleção seja igual ou superior a este quantitativo.

A seleção foi composta de sete etapas, incluindo provas objetivas, avaliação escrita e discursiva, avaliação física,  exames de avaliação de sanidade mental e teste psicotécnico, prova oral, avaliação de títulos, investigação da vida pregressa e curso de formação profissional

A prova objetiva, de acordo com o último edital, de 2019, seria composta de 120 questões, sendo 25 de direito penal, 25 de direito processual penal, 20 de direito administrativo, 15 de criminologia, 15 de direito constitucional, 5 de direitos humanos, 5 de direito civil, 5 de medicina legal judiciária e 5 de legislação estadual.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here