Concurso PCPA – ANÁLISE COMPLETA DO EDITAL + ÚLTIMO CONCURSO

1
867

Concurso PCPA – A prova da  Polícia Civil do Pará está chegando! Neste artigo faremos uma análise completa das disposições do edital para você ficar ligadinho nessa contagem regressiva para a prova! =) Aproveitem!
Confira aqui a análise completa do edital da Polícia Civil do Pará (Investigador e Escrivão).

Concurso PCPA:
Adquira o curso completo aqui! 
Informações técnicas:

  • ORGÃO: PC
  • ESTADO: PA
  • CARGOS: Investigador e Escrivão
  • STATUS: Inscrições encerradas
  • VAGAS: 300 para investigador e 180 para escrivão00000000
  • Requisitos: Para ambos os cargos é exigido nível superior completo em qualquer área de formação, sendo que para investigador ainda é exigida Carteira Nacional de Habilitação válida.
  • Carga Horária: Integral, com exclusiva dedicação às atividades do cargo, com jornada semanal de 40 Horas, respeita as peculiaridades do cargo, podendo ser convocado a qualquer tempo, a critério da Administração da Polícia Civil-PA.
  • Remuneração:
    00000000

    • BANCA: Fundação Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
    • VALIDADE DO CONCURSO: 01 ano podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.
    • DATA DA PROVA:  A prova está marcada para o dia 11/09/2016, no turno matutino.

     

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A seleção de que trata o Edital será realizada em 02 Etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, conforme especificado a seguir:

1ª ETAPA:

A 1ª (primeira) etapa será realizada sob a responsabilidade da Fundação Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB – abrangendo as 05 (cinco) seguintes subfases:

01) Prova Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;

02) Prova de Capacitação Física, de caráter eliminatório;

03) Exame Médico, de caráter eliminatório;

04) Exame Psicológico, de caráter eliminatório;

05) Investigação Criminal e Social, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Polícia Civil do Pará.

  • A Prova Objetiva de múltipla escolha – 1ª (primeira) Subfase da 1ª (primeira) Etapa e será realizada em 04 Municípios do Estado do Pará, a saber, Belém, Marabá, Altamira e Santarém, conforme escolha do candidato no momento da inscrição.
    Já as demais subfases dessa 1ª etapa serão realizadas em Belém.
  • A 2ª (segunda) Etapa corresponde ao Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Polícia Civil do Estado do Pará, a ser realizado e ministrado pela Academia de Polícia Civil/IESP, em suas instalações no Município de Marituba/ PA.
  • Obs.: Este Concurso Público não visa à formação de cadastro de reserva.DAS PROVAS:A Prova Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, conterá questões das áreas de conhecimento, conforme quadro abaixo:00000000

À Prova Objetiva será atribuído valor máximo de 10  pontos.
As disciplinas de Direito Penal e Processual Penal possuem um peso maior na sua prova, atente-se!
As questões de múltipla escolha conterão 05  alternativas (A, B, C, D e E), das quais haverá uma única resposta correta.

DA HABILITAÇÃO:

Será considerado habilitado para a subfase seguinte da 1ª etapa o candidato que:
1) Estiver entre as 900 melhores pontuações para Investigador e 540 melhores para Escrivão.
2) Pessoa com Deficiência (PcD) que estiver entre: as 45 melhores pontuações no cargo de Investigador de Polícia e 27 melhores pontuações no cargo de Escrivão de Polícia

  • PROVA DE CAPACITAÇÃO FÍSICA:
    Realizará a Prova de Capacitação Física, de caráter eliminatório, somente os candidatos aprovados na subfase anterior (Prova Objetiva). Compreenderá as seguintes avaliações e ordem de execução dos exercícios:

a) Teste de Flexo-extensão de cotovelos (Apoio).

b) Teste de abdominal.

c) Teste de corrida de 12 (doze) minutos.

d) Natação.

  • OBS.: Serão concedidas duas tentativas ao candidato, exceto para o exercício de Corrida. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa será de, no mínimo, 15 (quinze) minutos. Ao resultado da Prova de Capacidade Física não serão atribuídos pontos ou notas, sendo o candidato considerado APTO ou INAPTO, de acordo com as exigências mínimas estabelecidos no edital.

    EXAME MÉDICO:

    Os exames médicos, de caráter eliminatório serão aplicados somente aos candidatos aprovados na subfase anterior (Prova de Capacitação Física) e objetivam aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para desempenhar as tarefas típicas do cargo. Os exames médicos irão se destinar à verificação, mediante exame clínico e análise dos exames complementares, da existência ou da preexistência de doenças, de sinais e/ou de sintomas que inabilitem o candidato para o exercício do cargo.

  • EXAME PSICOLÓGICO:

    A bateria de Exame Psicológico é composta por testes nas áreas de desempenho intelectual, aptidões cognitivas e personalidade, além de um questionário estruturado, que será um instrumento complementar de informação e avaliação da condição de desempenho apresentada pelo candidato.

    Confira abaixo:

    0000000000000000

Níveis de exigência:

1)Extremo baixo

2) Médio inferior

3)Médio

4)Médio superior

5)Extremo alto

Será considerado APTO o candidato que apresentar, no momento da avaliação, características psicológicas compatíveis com os níveis de exigência solicitados no quadro acima para o exercício do cargo.

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E SOCIAL:

Visa apurar se o candidato ao cargo de Investigador de Polícia Civil –IPC ou Escrivão de Polícia Civil – EPC apresenta conduta irrepreensível e idoneidade moral inatacável ao exercício do cargo ao qual concorre. A investigação criminal e social é de competência da Polícia Civil do Estado do Pará.

CLASSIFICAÇÃO:

1º Etapa: A Pontuação Final da 1ª etapa será obtida pela nota final da Prova Objetiva, condicionada à aprovação, aptidão ou recomendação em todas as subfases da 1ª Etapa.

2º Etapa: O Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, regular-se-á pelo respectivo Plano de Curso e pelas normas do Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP) e da Academia de Polícia Civil.

ATRIBUIÇÕES DE CADA CARGO:

Investigador:  Proceder, mediante determinação da autoridade Policial, às diligências e investigações Policiais com o fim de coletar elementos para a elucidação de infrações penais ou administrativas para instrução dos respectivos procedimentos legais; efetuar prisões em flagrantes ou mediante mandato (conduzir e escoltar presos); cumprir mandados expedidos pela autoridade Policial ou judiciária competente; operar equipamento de comunicações; conduzir veículos automotores e outros meios de transporte, desde que habilitado; entre outras.

Escrivão: Participar na formação de inquéritos Policiais e procedimentos administrativos, sob a presidência da autoridade Policial competente; expedir, mediante requerimento deferido pela autoridade Policial competente, certidões e translado; executar tarefas administrativas atinentes à atividade cartorária; responder pela guarda de objetos apreendidos, dando-lhes destinação legal, de acordo com a determinação da autoridade competente, bem como a escrituração dos livros de registro prisional; manter o controle do inventário dos bens patrimoniais da Unidade Policial, promovendo cargo e baixa dos mesmos, incluídas todas aquelas estabelecidas no art. 40 e demais disposições contidas na LC nº 22/94 e no RIPC/PA, aprovado pelo Decreto n° 2690 de 18 de Dezembro de 2006.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
00000000

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

0000000000000000
00000000


CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

00000000000000000000000000000000

ULTIMO CONCURSO

O último concurso da PC/PA foi realizado no ano de 2013 pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Das vagas:

250 vagas para o cargo de Investigador de Polícia Civil – IPC;

250 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia Civil – EPC;

Total = 500 vagas (excluído: Papiloscopista: + 20 Vagas)

 Remuneração (2013):
00000000

Percebe-se um aumento significativo com o novo certame!

Remuneração atual (Concurso 2016): R$ 5.204,05

No último concurso, uma das subfases da 1º Etapa (em um total de seis), possuía como avalição Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório, diferente do atual que foi excluída a prova oral, deixando 5 (cinco) subfases.

Comparativo de Vagas:

00000000Apesar do número de vagas do concurso atual ser um pouco menor se comparado ao anterior a proporção de investigador, no novo concurso, aumentou consideravelmente.

00000000

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (2013)                                                                          

Conhecimentos Básicos (Todos os cargos) – 20 Questões (Peso 0,2)

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Conhecimentos Específicos (Investigador e Escrivão) – 30 Questões (Peso 0,2)
  • Noções de direito administrativo
  • Noções de direito constitucional
  • Noções de direito civil
  • Noções de direito penal
  • Noções de direito processual penal
  • Legislação especial.

No Concurso de 2013, foram aplicadas 50 questões e possuía a disciplina de Direito Civil, sendo que, TODAS, tiveram como peso = 0,2.
No novo certame, serão aplicadas 80 questões com peso = 0,1 (excluindo: Direito e Processo Penal = 0,2), e como novidade foram incluídas as matérias de: Raciocínio Lógico e Noções de Medicina Legal, excluindo o Direito Civil. Com essas informações é perceptível a necessidade/estratégia de se preparar antecipadamente para o concurso pois, 87,5% do Edital anterior foi mantido. Uma preparação antecipada e com um excelente material, aumentam E MUITO a possibilidade de aprovação!

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here