Concurso PF: Cebraspe e PF negam suspensão de provas

6
31081

Data das provas está mantida

O Cebraspe e a Polícia Federal declararam que está mantida a data das provas em 16 de setembro e que desconhecem qualquer decisão favorável a alteração da data do concurso.
Nessa quarta-feira, 29, boatos sobre uma provável suspensão da data de provas do concurso da Polícia Federal se espalharam pelo país. Isso aconteceu porque o Ministério Público Federal havia solicitado à Justiça Federal, uma retificação do edital e a abertura de um novo prazo da seleção. A justificativa para o pedido, é de que tenha ocorrido uma possível violação na cota para os deficientes, nos seguintes subitens do documento:

5.5 Não haverá adaptação do exame de aptidão física, da prova oral, da prova prática de digitação, da
avaliação médica, da avaliação psicológica ou do Curso de Formação Profissional às condições do candidato,
com deficiência física ou não.

7.4.9.12 Não haverá adaptação do exame de aptidão física, da prova oral, da prova prática de digitação, da
avaliação médica, da avaliação psicológica ou do Curso de Formação Profissional às condições do candidato,
com deficiência física ou não.

22.5 O candidato nomeado, com deficiência ou não, não poderá alegar impossibilidade de executar qualquer
tarefa pertinente ao cargo, bem como impossibilidade de ser lotado em qualquer unidade da Polícia Federal.

O MPF declarou que esses itens violam os direitos dos candidatos que concorrem pelo sistema de cotas às pessoas com deficiência, não só nas primeiras etapas, mas também, durante a fase de lotação.
Por fim, o pedido foi negado pela justiça. E o concurso permanece sob total normalidade.30

Notícias anteriores

Data da prova do concurso PF é alterada

Foi publicada uma retificação do edital para o Concurso PF. Segundo a retificação, houve a alteração das datas de realização das provas. Confira!

A(s) prova(s) objetiva(s) e a prova discursiva, exceto para o cargo de Delegado de Polícia Federal, terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 16 de setembro de 2018, no turno da tarde.
Para o cargo de Delegado de Polícia Federal, a prova objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 16 de setembro de 2018, no turno da manhã. A prova discursiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na mesma data, no turno da tarde.

Além disso, houve alterações de datas para inscrições dos cargos de Perito.

 

Acaba de sair o Edital da Polícia Federal 2018. Confira as informações principais!

 

1. ÓRGÃO: Polícia Federal
2. CARGO: Agente e Escrivão
3. STATUS: Aberto
4. VAGAS:
Agente: 135 Ampla + 36 Cotas Negros + 9 PcD = 180
Escrivão: 60 Ampla + 16 Cotas Negros + 4 PcD = 80
5. NÍVEL: Superior
6. REMUNERAÇÃO: R$ 11.983,26
7. BANCA: CEBRASPE (CESPE)
8. DATA DA INSCRIÇÃO: 19/06 até 02/07/2018
9. VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 180,00
10. DATA DA PROVA: 19/08/2018 – 5h de duração – Tarde
11. NÚMERO DE QUESTÕES: 120
13. FORMATO: Certo ou Errado
14. PROVA DISSERTATIVA: Sim, texto dissertativo de até 30 linhas
15. QUANTIDADE DE REDAÇÕES A SEREM CORRIGIDAS: candidatos aprovados na(s) prova(s) objetiva(s) e classificados até as posições:
Agente: Ampla – 540º, Cotas Negros – 144º e PcD – 36º = 720 redações
Escrivão: Amla – 240º, Cotas Negros – 64º e PcD – 16º = 320 redações
16. VALIDADE DO CONCURSO: 30 dias, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período

Locais de Aplicação:
Em todas as capitais e no Distrito Federal

Matérias
AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL
BLOCO I
Língua Portuguesa
Noções de Direito Administrativo
(Noções de de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal
Legislação Especial
Estatística
Raciocínio Lógico

BLOCO II
Informática

BLOCO III
Contabilidade Geral

ESCRIVÃO DE POLÍCIA FEDERAL
BLOCO I
Língua Portuguesa
Noções de Direito Administrativo
(Noções de de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal
Legislação Especial
Estatística
Raciocínio Lógico

BLOCO II
Informática

BLOCO III
Contabilidade Geral
Arquivologia

 

Em breve mais informações

Ministro da Segurança Pública assina edital e certame poderá ser publicado até dia 15!

Foi assinado, nesta quarta-feira, dia 13/06, o edital do concurso PF pelo Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Com a assinatura, o edital poderá sair a qualquer momento. ”Hoje estarei assinando edital que vai abrir o concurso de 500 vagas para a Polícia Federal”, disse o ministro durante a coletiva ao G1. As provas estão previstas para serem aplicadas em agosto.

Adriana Weska, diretora-geral da banca Cespe (atual Cebraspe), confirmou em entrevista à Folha Dirigida que o edital do concurso PF será publicado até sexta-feira, dia 15/06. De acordo com a diretora, as provas estão previstas para ocorrer no mês de agosto e o resultado final do concurso até fevereiro de 2019.

Foi publicado no Diário oficial da União a dispensa de licitação do concurso PF que visa ofertar 500 vagas para os cargos de Agente, Delegado, Escrivão, Perito e Papiloscopista. O edital poderá sair nos próximos dias. Confira a dispensa:

Banca do concurso PF é confirmada pela FenaPef

A banca organizadora do concurso PF foi confirmada. A responsável pelo edital será a Cespe/UnB, agora Cebraspe. A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (FenaPef). A publicação oficial sairá nos próximos dias no Diário Oficial da União e o edital está previsto para ser publicado em junho. Acompanhe-nos!

Dia 18 de maio de 2018 o protocolo do concurso PF teve 5 avanços significativos. O documento encontra-se, atualmente, na unidade Demandas de Expedição na CONAD-SGP/COAGE-SGP/SGP/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para análise pelo Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Justiça, José de Albuquerque Nogueira Filho. Isso significa que a banca escolhida está em fase de revisão de contrato e, se tudo estiver certo, será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. Fiquem ligados! A aposta é que a organizadora seja a Cespe (atual Cebraspe) por ter organizado os editais anteriores.

>> COMECE A ESTUDAR AGORA – GRÁTIS <<

Protocolo avança e banca PF fica perto
Protocolo avança e banca PF fica perto

Outros avanços do Protocolo

Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, o protocolo do Concurso PF avançou. A última movimentação é do dia 02 de maio de 2018 e o documento está na Divisão de Concursos Públicos/CGCOM-SGP/DEPRO-SGP/SGP/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Com isso, a dispensa da banca organizadora fica mais próxima de ser divulgada oficialmente no Diário Oficial da União. A Polícia Federal estava trabalhando no processo da banca organizadora. Ao todo, 16 empresas enviaram suas propostas para serem analisadas pelo órgão.

Confira:

Concurso PF: novo certame é autorizado!

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para a realização de Concurso Público para a Polícia Federal (Concurso PF). Especula-se que o edital possa sair até junho, porém o prazo oficial é de 6 meses a partir desta autorização. Confira abaixo a distribuição das vagas e a imagem:

  • Agente – 180 vagas;
  • Delegado – 150 vagas;
  • Escrivão – 80 vagas;
  • Perito – 60 vagas;
  • Papiloscopista – 30 vagas;

Movimentações dos protocolos e notícias anteriores

As movimentações no protocolo do novo Concurso PF estão ocorrendo, isso quer dizer que a qualquer momento o concurso poderá sair no Diário Oficial da União a autorização oficial.

Na última segunda-feira, dia 02 de abril, ocorreu novamente a movimentação referente a autorização orçamentária. O processo encontra-se na Divisão de Concursos Públicos e foi alterado de nível geral para restrito. Confira:

Entenda como funcionou o último edital da Polícia Federal, realizado em 2014.

Quadro de informações Concurso PF 2014

>> CURSO GRÁTIS PARA POLÍCIA FEDERAL – ESTUDE AGORA <<


Na terça-feira, dia 13/03, o protocolo do novo Concurso PF foi movimentado três vezes. Segundo informações, a autorização orçamentária e a distribuição das vagas, sairá ainda nessa semana.

Confira:

>> Não sabe por onde começar a estudar? Veja aqui! <<

 

No dia 28/02, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que foi autorizada a contratação de 500 novos policiais federais para Concurso PF. Além disso, na última quinta-feira, 01/03, o protocolo de autorização orçamentária avançou e foi liberada.

As expectativas para o Concurso PF estão cada vez mais altas. Segundo o ministro, a realização das contratações não tem data prevista, mas devem acontecer ainda em 2018 e com urgência.

Confira o avanço:

>> COMECE A ESTUDAR AGORA – GRÁTIS <<

 


Últimas notícias:

Foi publicada uma nota de esclarecimento da diretoria da Fenapef sobre as últimas notícias do concurso PF. O órgão havia confirmado a publicação do edital com 600 vagas, sendo 300 vagas para o cargo de Escrivão, porém, foram excluídas as vagas para o cargo de Escrivão.

Sobre as recentes notícias sobre o concurso PF, previsto para ocorrer em 2018, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) esclarece que:

1. Existe um projeto de reestruturação da Carreira, que inclui a unificação de cargos de agente e escrivão de Polícia Federal, em fase de discussão entre as entidades representativas, com o objetivo de alcançar de forma conjunta medidas de modernização da estrutura da PF, que beneficie todos os servidores.
2. O anúncio feito pela Direção-Geral da Polícia Federal de que o próximo certame não contemplará vagas para escrivão foi questionado pela Fenapef nesta quinta-feira (25).
3. A Direção-Geral informou que a comunicação do fato ocorreu na expectativa de que a unificação dos cargos seja viabilizada o mais rápido possível e com a aprovação dos policiais federais, uma vez que esse é um pleito dos próprios servidores.
4. A direção da PF justifica que a medida viabilizará uma melhor distribuição das vagas. A previsão da PF é que sejam 50 oportunidades para Delegados, 45 para Peritos e, inicialmente, 220 para Agentes.
5. A Fenapef, no entanto, vai se reunir com a Direção da Polícia Federal para buscar vagas para os escrivães ainda neste concurso, pois há uma deficiência no quantitativo do cargo, que submete os atuais servidores a escalas e sobreavisos exaustivos. A situação se agrava em virtude do déficit de servidores do Plano Especial de Cargos, que desempenham as atividades administrativas.
6. A autorização para realização do concurso é resultado de uma intensa batalha travada pela Fenapef junto à Direção-Geral da Polícia Federal e às pastas do governo de Planejamento e Justiça.
7. A Fenapef vai continuar acompanhando todas as discussões e agendas referentes ao projeto de reestruturação e de realização do concurso para policial federal, com o intuito de contribuir para a construção de um ambiente interno favorável, que promova a valorização, equilíbrio e higidez do quadro funcional da PF.
Fonte: Diretoria da Fenapef

De acordo com a FENAPEF o Concurso PF para 600 vagas está autorizado!

Com o decreto 8.326, de 10 de outubro de 2014, o órgão não precisa mais de autorização por parte do MPOG para realizar novos concursos, necessitando apenas de um parecer do Diretor da Polícia Federal.

PF
PF

Previsão de distribuição das vagas e remuneração:

Cargos, vagas e remunerações
Agente – 220 – R$ 11.897,86
Delegado – 50 – R$ 22.102,37
Perito – 45 – R$ 22.102,37

O Concurso PF avança e tem reabertura do processo na Divisão de Concursos Públicos/CGCOM-SGP/DEPRO-SGP/SGP/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Anteriormente, o pedido já havia sofrido alterações, tendo o acesso modificado de público para restrito. De acordo com os protocolos relacionados ao pedido de 1758 vagas, existe um processo tramitando com a solicitação de “Política de ingresso contínuo de servidores policiais na Polícia Federal”. Ou seja, existe a possibilidade de vários concursos do órgão PF, sendo distribuídos para os cargos de Escrivão e Agente,  acontecerem após a autorização na Lei Orçamentária. A expectativa é que o edital seja publicado em breve.

Para quem deseja estudar para o Concurso da PF, tem a vantagem de que 8 disciplinas são comuns entre os cargos da PF e PRF. O que difere são as matérias específicas.

⇒ ADQUIRA NOSSO CURSO GRÁTIS DE AULAS AO VIVO DA PF + PRF  – CLIQUE AQUI ⇐
Adquira nosso Curso AO VIVO  para PF E PRF. Composto de transmissões do presencial para você assistir AO VIVO. 

Processo PF 2

Processo PF

ENTENDA O QUE ACONTECEU NOS ÚLTIMOS MESES 

Desde 2014, a Polícia Federal tem autonomia para realizar concursos públicos. A única ressalva é que precisam de autorização do Ministério de Planejamento com relação a verba para as vagas ofertadas. Devido a demora no trâmite dentro do MPOG, os sindicatos responsáveis pela PF começaram a se movimentar.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), sindicato da categoria de Agente da PF, está preocupada com o grande número de aposentados em decorrência das novas regras de aposentadoria com a reforma da previdência. Além disso, apontou, no início de maio, uma carência de 6 mil policiais na função, motivo pelo qual já considera suficiente para liberação do concurso com urgência.

Já a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), enviou, em março, uma reivindicação em documento formulado, para que o Concurso PF tenha abertura imediada para o cargo de delegado. Além dessa exigência, a ADPF também defende que esse concurso deve ser realizado periodicamente. Segundo a associação, cerca de 400 delegados vão se aposentar até 2019 e isso aumentará a carência de servidores que já existe no setor.

Depois de dois meses parado no Ministério de Planejamento, o Concurso PF avançou no dia 28 de julho, o processo foi reaberto na Coordenação de Documentação e Informação/ASTEC-GM/GM/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, finalizando no Gabinete/SGP/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão no mesmo dia.

No final de julho, o processo encaminhou novamente e foi recebido pela Divisão de Concursos Públicos. Ao todo, já foram concluídas 29 etapas desde dia 28 de julho.

concurso pf

A expectativa é que o concurso seja liberado ainda esse ano. O Concurso PF possui o cargo de escrivão, agente, delegado e perito para serem aprovados pelo Planejamento.

Quem quer aproveitar essas diversas categorias para se inserir nas carreiras policiais, deve começar a estudar antes mesmo do edital ser publicado.

⇒ ADQUIRA NOSSO CURSO GRÁTIS DE AULAS AO VIVO DA PF + PRF  – CLIQUE AQUI ⇐
Adquira nosso Curso AO VIVO  para PF E PRF. Composto de transmissões do presencial para você assistir AO VIVO. 
SOBRE AS VAGAS

Ao todo são 1758 vagas solicitadas para o Concurso PF, sendo os cargos de Delegado (491), Agente (600), Escrivão (600) e Perito (67).

Todos necessitam de carteira de habilitação a partir da categoria B e para ensino superior. Apenas para o cargo de delegado, é requisito bacharelado em direito e três anos de experiência jurídica ou policial.

CARGOS E SALÁRIOS

Para os cargos de perito, os servidores irão exercer atividades de acordo com sua especialidade de nível superior (18 ao todo).

Engenharia, Física, Geologia, Farmácia, Ciências Contábeis, Biomedicina, Medicina, Odontologia, entre outras, que devem ser reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial do perito é de R$ 22.102,37.

agente e escrivão possuem a mesma base salarial de R$ 11.439,86, porém as funções se diferem, sendo do primeiro cargo a responsabilidade de atuar em investigações criminais e operações policiais enquanto que o segundo exerce atividades ligadas ao cumprimento às normalidades processuais, autos e mandados.

Além do salário base, todas as categorias ganham auxílio alimentação de R$ 458,00 e têm plano de carreira envolvendo diversas classes. Os Delegados e Peritos podem alcançar a classe especial, em R$ 30.936,91. Já os Agentes e Escrivães chegam a R$ 18.651,79.

Os altos ganhos dos servidores da PF é um dos motivos pelo qual o concurso é tão almejado. Por isso, é aconselhável que o candidato se prepare com muita antecedência e com os materiais certos. Nós, do AEP, preparamos um curso atualizado e completo para que você possa garantir a sua vaga. Quer conhecer nosso curso?

<<< ADQUIRA O CURSO COMPLETO PF AQUI >>>

6 COMENTÁRIOS

  1. já estou estudando as matérias básica há 2 anos com o material didático do alfa, agora adquiri as aulas de carreiras policiais do ACP. Estou amando as aulas e tenho o suporte necessário para passar num concurso desta grandeza da PF e PRF. Obrigado ao curso ACP , vcs são nota 1000. Deus vos abençoe. André lucena de Anápolis-go.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here