Concurso PMESP: Governo autoriza concurso com mais de 5 mil vagas

0
566

No dia 25 de janeiro de 2020 o Diário Oficial do Estado publicou a autorização governamental para a contratação de 5.605 novos policiais militares. Os editais do concurso PMESP, portanto, serão lançados uma parte este ano de 2020 e a outra no próximo ano.

Vale ressaltar que a decisão tomada pelo governo, em acordo com as Secretarias da Segurança Pública e da Fazenda e Planejamento, respeitará “a suficiência orçamentária e financeira” e obedecerá “os demais preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie”.

As 5,6 mil vagas irão reforçar os Quadros de Oficiais Policiais Militares (QOPM), de Oficiais de Saúde (QOS) e de Praças Policiais Militares (QPPM), nas seguintes ocupações:

  • 41 vagas para 2º Tenente Médico PM;
  • 26 para 2º Tenente Dentista PM;
  • 5.400 vagas para Soldado de 2ª Classe;
  • 130 para Aluno Oficial;
  • 6 para 2º Tenente Farmacêutico PM;
  • 2 para 2º Tenente Veterinário PM.

A assessoria do Governo do Estado informa que atualmente há mais de 6.485 Policiais Militares em processo de formação. Desse total, 5.855 são Soldados de 2ª Classe e 630 são Alunos Oficiais. Prontos para tomar posse nos próximos dias estão 190 Alunos Oficiais.

Últimos concursos da PMESP (Soldado)

Em setembro de 2019 a Polícia Militar de São Paulo abriu o edital nº DP-3/321/19, com oferta de 2.700 vagas para Soldado PM de 2ª classe (masculino e feminino). Meses antes (em abril de 2019) foram lançados outros dois certames: um com oferta de 2.700 vagas para Soldado PM (totalizando 5.400 vagas nesse cargo em 2019) e um edital com 190 vagas para Aluno-Oficial da PM.

Todo o processo de organização desses eventos ficou por conta da Fundação VUNESP, que também deve ser responsável pelos futuros editais de 2020 e 2021.

A remuneração básica inicial do Soldado é de R$ 3.164,58 e, dentre as atribuições, estão: policiamento ostensivo; repressão imediata às infrações penais e administrativas; além da aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento.

Requisitos para Soldado

Os interessados em concorrer a uma das vagas de Soldado da PM SP do próximo concurso devem preencher diversos requisitos, tais como: ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30; ter estatura mínima, descalço e descoberto, de 155 cm, se mulher e 160 cm, se homem; possuir aptidão física compatível com o exercício do cargo; possuir higidez física e mental; ter concluído o ensino médio ou equivalente; ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”.

Provas para Soldado

Se for mantida a linha de avaliação dos candidatos a Soldado do último certame, haverá as seguintes etapas: prova objetiva, prova dissertativa, exames de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, e, por fim, análise de documentos.

As últimas provas foram aplicadas nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here