Aprenda a estudar para Carreiras Bancárias – Dicas + Plano de Estudos

14
39550

Atenção: leia até o fim e baixe um plano de estudos completo para Carreiras Bancárias!

Pretende estudar para as Carreiras Bancárias? Vai aqui algumas dicas relacionadas a Concursos das Carreiras Bancárias.

Quais as matérias?

Para estes concursos a vantagem é que o banco pode até mudar, mas as matérias são praticamente as mesmas. Isso ajuda muito!

Conhecimentos Gerais

  • Português
  • Raciocínio Lógico e Matemático (RLM)
  • Matemática Financeira
  • Atualidades Gerais (mais comum) e Atualidades de Mercado Financeiro (Esta só para o Banco do Brasil)
  • Informática

Conhecimentos Específicos

  • Atendimento, Código de Ética e Técnicas de vendas
  • Legislação Específica de Banco (Exemplo: Caixa – FGTS, PIS, Seg. Desemprego e Bolsa Família; Banco do Brasil – Estatuto do BB e Ouvidoria)
  • Conhecimentos Bancários

>> COMECE A ESTUDAR GRATUITAMENTE << 

POR ONDE COMEÇAR A ESTUDAR PARA AS CARREIRAS BANCÁRIAS?

Temos duas vertentes: os que já conhecem e os que não sabem nada, mas vou supor que você está começando agora e nunca viu a matéria toda.

As matérias de conhecimentos gerais são sempre as mais procuradas e indicadas por serem comuns a vários concursos. Estas devem ser cumpridas o mais rápido possível, mas sempre com qualidade.

Paralelamente a elas você deve estudar as especificas, que para nossa sorte temos Conhecimentos Bancários e Noções de Administração (Atendimento, Marketing e Técnicas de vendas) – matérias comuns a 90% dos concursos da área.

Por isso montamos ao final as tabelas de roteiros de estudos para mostrar como estudar cada matéria.

 O QUE FAZER ATÉ A PROVA?

Você deve sempre manter as matérias de conhecimentos gerais em 100%, pois elas não podem ser motivo de perturbação da sua cabeça quando o concurso sai.

As matérias especificas devem ser sempre lembradas e relembradas para quando o concurso sair você apenas aparar as arestas e focar no que realmente é especifico de cada banco.

Se você já está na corrida há algum tempo, certifique-se de dominar as gerais. Quando as tiver feito, domine as específicas, pois nelas estão os pesos maiores.

COMO MONTAR UM HORÁRIO DE ESTUDOS

Eu sempre repito isso em sala de aula “quem estuda todo dia, não precisa estudar o dia todo”, então se você se dedica exclusivamente aos estudos, deve estudar 6 ou 7 horas por dia de segunda a sábado, fazendo um total de 42h por semana. Mais do que isso pode prejudicar seu aprendizado.

Se você faz faculdade e estuda para concurso, vai ter um tempo mais limitado, então terá que estudar no mínimo 5 ou 6 horas na semana, o que dará um total de 30 horas, você pode compensar a diferença nos finais de semana.

Você também pode trabalhar e estudar, será da mesma forma anterior, a diferença é que o seu trabalho pode te consumir até 8h por dia, o que levará você a estudar mais aos fins de semana.

E tem também você que trabalha, faz faculdade e estuda para concursos. Você vive uma situação MUITO comum, não se preocupe. Eu tinha esta mesma rotina. Então você terá que dedicar o máximo que puder nos finais de semana para compensar o pouco tempo na semana, além de ter de aprender a conviver com a madrugada.

Além disso busque estudar as matérias mais interessantes para você quando estiver cansado ou com sono. Nunca estude uma matéria entediante nessas condições, não vai adiantar.

COMO MANTER O RITMO

Procure cumprir sua escala de estudos, tenha em mente que isso é, sim, uma profissão. É temporária, mas é uma profissão.

Busque estar perto de gente que estuda para concursos, pois com o tempo você vai falar disso o tempo todo.

E principalmente enquanto não houver edital para bancos, marque uma data de 3 em 3 meses e faça uma prova no fim de cada período, desta forma se manterá sempre alerta. Quando o edital sair você achará o ritmo frenético mais comum.

ATIVIDADE FÍSICA CONTA PARA CARREIRAS BANCÁRIAS? SIM! É muito importante aliar a atividade física e de preferência antes de começar a estudar. Pode ser caminhada, academia, dança, natação, futebol, não importa.

Quando você faz atividade física melhora a resistência dos músculos, isso pode ajudar a manter o estudo livre de dores nas costas ou pernas, além disso, oxigena bastante o cérebro, melhorando o aprendizado.

QUESTÕES O TEMPO TODO? SIM! Você só aprender resolvendo questões. Na verdade, você aprende mais com as questões que erra do que com as que acerta, então faça o máximo de questões possíveis. Eu sempre buscava fazer questões quando estava com sono, pois ajudavam o estudo deixando-o mais dinâmico.

PROVAS DE OUTROS CONCURSOS? SIM! Você tanto pode quanto deve fazer outros concursos, afinal, você terá uma ótima chance de testar seus conhecimentos em matérias de conhecimentos gerais. Então mãos à obra!

CLIQUE AQUI E BAIXE SUA TABELA DE ESTUDOS! >> Plano de estudos

Estude para BANCOS com quem mais aprova. CLIQUE AQUI!

14 COMENTÁRIOS

  1. Sirlo, você é show !!!!!!
    Sem dúvidas o melhor professor de conhecimentos bancários.
    Amo essa matéria e amo vc Sirlo ,obrigada por me ajudar a compreender
    tão bem a matéria !

    Natália ARAUJO

  2. Muitíssimo!.Obrigado,
    Prof Sirlo Oliveira! haja vista que esse artigo é de grande valia para quem estar inciando os estudos para concursos na area de bancos, me ajudou bastante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here