Gabaritos preliminares do concurso INSS saem hoje. Confira aqui como proceder.

7
2463

comoAs provas do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocorreram no último domingo, dia 15, em 100 cidades do Brasil.
Hoje, dia 17, a partir das 19h, a banca fará a divulgação do gabarito preliminar e os candidatos podem consultar pelo site www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015. Os recursos podem ser interpostos a partir desta quarta-feira (18).


DÚVIDAS FREQUENTES

•  Quero entrar com recurso, como devo proceder?

  • Gabarito preliminar – recurso – gabarito oficial. Essa é a ordem.
    Como dito acima, dia 18, recursos podem ser interpostos contra o gabarito preliminar que sairá hoje, a partir das 19h. O candidato deve recorrer utilizando o SISTEMA ELETRÔNICO DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS, no endereço www.cespe.unb/concursos e seguir as instruções que estarão explícitas na página. O campo de recursos só abrirá dia 18.
    Para aplicar o recurso o candidato deve ser:
    1) CLARO, OBJETIVO E CONSISTENTE (ser firme nas ideias ali expostas);
    2) Não pode ter enrolação. Se você fizer um recurso insistente ou intempestivo ele será indeferido.
    3) Os recursos só podem ser aplicados contra gabaritos preliminares e não contra os definitivos.

    •  Em que momento posso interpor recurso?
    O prazo é de, no MÍNIMO, dois dias para interpor recurso contra o gabarito PRELIMINAR, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos.

    •  Se eu interpor recurso e ganhar, a anulação da questão é só para mim ou para todos os candidatos?
    Se o item recorrido for anulado a pontuação será atribuída a todos os candidatos, mesmo para aqueles que não tiverem recorrido.

    •  ORIENTAÇÕES

    Prova objetiva:
    O recurso pode ter como objetivo alterar o gabarito ou anular a questão.
    ➡ Em caso de anulação: Se o item for anulado, a pontuação é atribuída a todos os candidatos.
    ➡ Em caso de alteração de gabarito: Se o gabarito for apenas alterado, a pontuação, geralmente, é atribuída aos candidatos que responderam conforme o novo gabarito, não abrangendo os candidatos que estavam sendo beneficiados pelo gabarito anterior.

    TEMA DO RECURSO:
    Pode envolver o mérito da questão.
    O candidato tem que saber a compatibilidade entre o assunto cobrado no edital e o assunto tratado na questão e saber dizer de forma objetiva a divergência ali apresentada.
    ATENÇÃO: SEJA COERENTE COM O EDITAL. Portanto, baseie-se no que tem lá.
    ⚠ Lembre-se que há um número de caracteres dispostos e se for transcrever a questão no recurso, irá tomar espaço. DICA: Coloque o tema tratado na questão, o assunto, e coloque o gabarito ali dito. ⚠

    1) Apresente sua argumentação de forma coerente;
    2) Evite fazer citações doutrinárias, legislativas e jurisprudenciais para não ficar muito extenso. (Lembre-se: CLARO, OBJETIVO E DIRETO.)
    3) Uma boa dica é usar o contador de caracteres do Word para ter noção do tamanho do texto;

    MODELOS DE RECURSOS – DICAS
    A questão trata do tema______x_____. O gabarito preliminar considerou a afirmativa errada/certa. Apesar da compreensão inicialmente dita pela banca CESPE, requer a ponderação de que (ARGUMENTAÇÃO 1). Logo, (ARGUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR). Assim, requer a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a anulação/alteração de gabarito da questão.

     

    Exemplo de argumentação:
    “…a jurisprudência tem se posicionado firmemente no sentido de que o edital vincula a Administração Pública, o que corresponde ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório. Apenas para exemplificar, segundo decidido no RE 480.129/DF (STF, DJ 23/10/2009) “o edital relativo a concurso público obriga não só a candidatos como também a Administração Pública.”

     

     

 

 

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here