A importância dos resumos para a sua preparação!

9
4587

icone_jornalVou dar as dicas para que um resumo bem feito possa ser seu aliado no dia da prova e por critério de ordem vou colocar em tópicos como devemos desenvolver essa importante ferramenta para nossa futura aprovação. =) Aproveitem!



1) ESCOLHENDO OS MATERIAIS CERTOS

  1. Para um bom resumo devemos ter em mente que devemos ter no mínimo as folhas pautadas perfuradas (aquelas que colocamos em fichários) e também folhas sem pauta formato A4. As primeiras são usadas para resumir tópicos dos assuntos estudados e as folhas sem pauta para elaboração dos esquemas.

     

  2. Os resumos nada mais são que adaptações entre o que os professores dão em sala de aula e as informações extras retiradas de livros e apostilas.

  3. Tenho em mente que você deve dispor sempre de no mínimo três cores de caneta, pois o cérebro interpreta melhor cores que aqueles escritos monocromáticos horríveis, por isso, use e abuse das cores.
    Caneta-faber-colorida
  4. Tenha um fichário próprio e um furador de folha para poder anexar suas folhas sem pauta e também os exercícios.
    Obs: vou explicar como funciona no tópico abaixo 

    ELABORANDO… 

    1. Para começar a elaborar um bom resumo, você pode:
      pegar inicialmente as anotações do caderno e passar a limpo;
      depois vá a livros ou apostilas específicas e complete as informações.
    2. Quando estiver mais avançado, você pode resumir tópicos inteiros de livros, sempre lembrando que o resumo deve seguir a ordem do edital, não transforme seu material em algo “randômico”, pois assim não funciona, lembre-se “organização” é a palavra de ordem.

    3. Faça os resumo de forma que você deixe espaço para anotações futuras, lembre-se o resumo será para você usar de fé e fato dias antes da prova.

      MESCLE RESUMOS + QUESTÕES!

    1. No decorrer do curso o aluno tem acesso a centenas de exercícios, logo, faça o seguinte:
      Pegue os exercícios que foram separados pelos professores e resolva em sala de aula ou se você está assistindo o curso online através da própria correação da videoaula anote tudo que puder, os acertos os erros, os macetes, enfim tudo. Esse exercícios anotados por você deve ir para o fichário sempre depois do tópico – lembrando que nós separamos exercícios por assunto –, assim você só terá o trabalho de fazer o que digo. Enfim, pegue os exercícios e tire duas cópias, uma que você resolveu com os professores e bizurou, ou outro entra no fichário e ficará sem fazer, ele deverá ser feito posteriormente, pois aí você vai fazer o teste se realmente absorveu o conteúdo e o que foi feito.

    2. Você pode pegar vários outros exercícios e anexar nos resumos, mas lembre-se, você tem que saber porque os exercícios estão certos ou errados e não só ver o gabarito e pronto, isso é burrice, isso mesmo burrice, pois se você não sabe o porquê  do erro de que adianta o exercícios?????

      ”Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”

      Charles Chaplin

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu não assisto uma aula sem fazer anotações. Já escrevi 3 cadernos completos e to no quarto. Costumo ler os resumos que faço e ajuda bastante na fixação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here