PCGO – ANÁLISE COMPLETA DO EDITAL + ÚLTIMOS CONCURSOS

1
2288

Hoje foi realizada a prova para o  Concurso PCGO 2016 que oferta 280 vagas para Agente de Polícia Substituto e 220 para Escrivão.

Informações técnicas:

  • ORGÃO:PC
  • ESTADO: GO
  • CARGOS:Agente de Polícia Substituto e Escrivão de Polícia Substituto
  • STATUS:Inscrições ABERTAS (até o dia 31/08)
  • VAGAS:
    print plano de estudos

    Obs.: O Concurso Público não visa à formação de cadastro de reserva.

    Requisitos: Para ambos os cargos é exigido nível superior completo em qualquer área de formação, sendo que para Agente de Polícia Substituto ainda é exigida Carteira Nacional de Habilitação válida.

    Carga Horária: 40 Horas semanais.

    Subsídio: R$ 1.500,00 (ambos os cargos) + Gratificações

    BANCA: Cebraspe (Cespe/UnB)

    VALIDADE DO CONCURSO: 6 meses, contados a partir da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

    DATA DA PROVA:  16 de outubro de 2016 (Objetiva e Discursiva).

    • Obs: Na data provável de 5 de outubro de 2016, será divulgado, a consulta aos locais e aos horários de realização das provas no site da organizadora.VALOR DA INSCRIÇÃO: R$110,00 (ambos os cargos) – Pagamento até o dia 20/09.DAS PROVAS:AGENTE:print plano de estudos0000000000000000000000000000
      ESCRIVÃO:0000000000000000000000000000
      As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 5 horas e serão aplicadas no turno da tarde.
      As provas objetivas, de caráter eliminatório, consistirão de 70 questões e valerão 70,00 pontos .

      CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

      1ª etapa: será realizada sob a responsabilidade da Cebraspe (Cespe/UnB) – abrangendo seguintes subfases:

      • Provas objetivas, de caráter eliminatório, para os dois cargos, de responsabilidade do Cebraspe;
      • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os dois cargos, de responsabilidade do Cebraspe;
      • Avaliação médica, de caráter eliminatório, para os dois cargos, de responsabilidade do Cebraspe;
      • Avaliação de aptidão física, de caráter eliminatório, para os dois cargos, de responsabilidade do Cebraspe;
      • Exame psicotécnico, de caráter eliminatório, para os dois cargos, de responsabilidade do Cebraspe;
      • Prova prática de digitação, de caráter eliminatório, somente para o cargo de Escrivão de Polícia Substituto, de responsabilidade do Cebraspe;
      • Avaliação de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório, para os dois cargos, de responsabilidade da PCGO.

      2ª etapa: Curso de formação profissional, de responsabilidade da Delegacia Geral da PCGO.

      DA PROVA OBJETIVA:

      • 70 Questões de múltipla escolhaValor = 70 Pontos (1 ponto cada questão).

      Obs: Critérios da avalição da prova objetiva:

      • A nota em cada questão das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas:
        • Será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas;
        • 0,25 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas, ou seja, a cada 1 questão que você erre, você perde 0,25 pontos.
        • 0,00, caso não haja marcação ou haja mais de uma marcação.Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
          • Obtiver nota inferior a 4,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
          • Obtiver nota inferior a 6,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Gerais P2;
          • Obtiver nota inferior a 6,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P3;
          • Obtiver nota inferior a 21,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

      DA PROVA DISCURSIVA:

      A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, e abrangerá os conhecimentos específicos dos objetos de avaliação.

      Serão corrigidas as redações dos aprovados na prova objetiva dentro da classificação a seguir:

      0000000000000000000000000000

    A prova discursiva avaliará o conteúdo:

  • Conhecimento do tema;
  • A capacidade de expressão na modalidade escrita;
  • Uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa.O candidato deverá produzir, com base em temas formulados pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.

Obs.: Será aprovado na prova discursiva o candidato que obtiver a nota maior ou igual a  8,00 pontos.  Caso o candidato não se enquadre no referido acima, será eliminado e não terá classificação alguma no concurso.

  • DA AVALIAÇÃO MÉDICA:

Serão convocados para a avaliação médica os aprovados na prova discursiva e com as seguintes classificações:

0000000000000000000000000000

A avaliação médica objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o curso de formação profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.

A avaliação médica terá caráter eliminatório e o candidato será considerado apto ou inapto.

DA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA:

Serão convocados para a avaliação de aptidão física os candidatos considerados aptos na avaliação médica.

A avaliação de aptidão física, de caráter eliminatório, visa verificar a capacidade do candidato para desempenhar as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o curso de formação profissional, relacionadas ao desempenho das tarefas típicas da função.

Compõem a avaliação de aptidão física testes físicos que serão realizados na seguinte ordem:

  1.  flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino);
  2.  impulsão horizontal (sexos masculino e feminino);
  3.  corrida de 12 minutos (sexos masculino e feminino).

O candidato será considerado apto ou inapto na avaliação de aptidão física.

DO EXAME PSICOTÉCNICO:

O exame psicotécnico, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas, que permitam identificar a compatibilidade das características psicológicas do candidato com os requisitos necessários e os restritivos ao desempenho das atribuições do cargo pleiteado.

Para cada cargo, serão avaliados requisitos psicológicos, como:

  1.  Agente de Polícia Substituto: atenção concentrada, atenção dividida, controle emocional, disciplina, extroversão, iniciativa, inteligência, memória visual, organização, raciocínio verbal, raciocínio espacial, relacionamento interpessoal, responsabilidade;
  2.  Escrivão de Polícia Substituto: atenção concentrada, atenção dividida, controle emocional, disciplina, iniciativa, inteligência, memória visual, organização, raciocínio verbal, relacionamento interpessoal, responsabilidade.

O exame psicotécnico ocorrerá dentro dos parâmetros estabelecidos nas resoluções do Conselho Federal de Psicologia

DA PROVA PRÁTICA DE DIGITAÇÃO (somente para o cargo de Escrivão de Polícia Substituto)

A prova prática terá o valor de 5,00 pontos e constará de digitação de um texto predefinido de aproximadamente dois mil caracteres, em computador compatível com IBM/PC. O candidato deverá estar apto a digitar em qualquer tipo de teclado.
Serão computados como ERROS qualquer omissão ou excesso de letras, sinais e acentos; letras, sinais e acentos errados; falta de espaço entre palavras; duplicação de letras; espaço a mais entre palavras ou letras; falta ou uso indevido de maiúsculas; parágrafos desiguais; falta de parágrafos; colocação de parágrafo onde não existe.

Obs.: Aos candidatos que não alcançarem o mínimo de 100 toques líquidos por minuto, será atribuída nota zero e estarão automaticamente eliminados do concurso.

Será aprovado na prova prática de digitação o candidato que obtiver pelo menos 2,50 pontos.

AVALIAÇÃO DE VIDA PROGRESSA E INVESTIGAÇÃO SOCIAL:

Serão convocados para essa etapa que tem caráter eliminatório, os candidatos que forem considerados aptos no psicotécnico e aprovados na prova prática de digitação (Escrivão) dentre os limites na tabela a seguir:

0000000000000000000000000000

A avaliação de vida pregressa e investigação social verificará a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo, tendo como resultado recomendado ou não recomendado. Todos os candidatos serão submetidos à avaliação de vida pregressa e investigação social que se estenderá da inscrição até a nomeação, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais.

ATRIBUIÇÕES DE CADA CARGO:

Agente de Polícia Substituto:  efetuar diligências a fim de prender criminosos; apreender objetos furtados e localizar pessoas; fazer investigações, realizar rondas noturnas e diurnas; policiar zonas impróprias para menores; dar plantão; seguir elementos suspeitos da prática de infração penal; fazer coletas de informações; prender infratores em flagrante ou em virtude de mandado da autoridade competente; conduzir pessoas à presença da Autoridade de Polícia Judiciária, quando necessário ao esclarecimento de fatos delituosos; elaborar relatório das investigações realizadas; dirigir viaturas policiais e zelar pela sua conservação e limpeza; desempenhar outras tarefas compatíveis com as atribuições do cargo (Decreto Estadual nº 213, de 1970, e Lei Estadual nº 16.901, de 2010).

 

Escrivão de Polícia Substituto: reduzir a termos ocorrências, declarações e depoimentos; expedir intimações, citações e notificações; redigir portarias, ofícios, mandados, termos, autos, ordens de serviço, editais, circulares, boletins etc., preencher guias para identificação, recolhimento e soltura de presos; protocolar ofícios, requerimentos e representações; catalogar e arquivar em pastas próprias todos os documentos relativos ao serviço; organizar os livros de cargas e descargas de remessa de autos, de conclusões de inquéritos e de ofícios, documentos e demais papéis dos cartórios policiais; dar plantão; lavrar termos de fiança e recolher respectivos valores às repartições competentes, dentro do prazo legal; organizar mapas de estatísticas policiais; acompanhar autoridades policiais em suas diligências; fornecer certidões, mediante despacho da autoridade policial; executar os trabalhos de datilografia/digitação necessários ao desempenho de suas funções; desempenhar outras tarefas compatíveis com as atribuições do cargo (Decreto Estadual nº 213, de 1970, e Lei Estadual nº 16.901, de 2010).

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

0000000000000000000000000000

Nota-se que a proporção maior de questões são sobre Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Básicos (Ambos os Cargos)

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática

Conhecimentos Gerais (Ambos os cargos)

  • Legislação Penal Extravagante
  • Legislação Específica

Conhecimentos Específicos (Agente de Polícia Substituto e Escrivão – Possuem diferenças no Edital)

  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal

Atente! Recentemente teve modificação no conteúdo:
Retificação:
Torna pública a inclusão da disciplina Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás e do Brasil (Lei nº 14.911/2004) nos conhecimentos básicos (comuns aos cargos de Agente de Polícia Substituto e de Escrivão de Polícia Substituto).

ÚLTIMOS CONCURSOS:

Concurso 2008

Tivemos 2 concursos no ano de 2008. Um edital ofertando vagas só para Agente e o outro para escrivão da Polícia Civil.

0000000000000000000000000000

Obs.: Das vagas com deficiência, algumas foram consideradas como remanescentes, sendo portanto, incluídas.

Banca: Núcleo de Seleção / UEG

Concorrência:

AGENTE

0000000000000000000000000000


0000000000000000000000000000

Conteúdo Programático (2008):

AGENTE E ESCRIVÃO

0000000000000000000000000000

Obs.: As matérias de Conhecimentos específicos tiveram como peso = 2.

0000000000000000000000000000

+ Prova Discursiva: Redação

CORREÇÃO DA PROVA DISCURSIVA

3 vezes o número de vagas

  • Agente: 900
  • Escrivão: 600

MÍNIMO PARA APROVAÇÃO NAS PROVAS OBJETIVAS E SEQUENCIA PARA AS PRÓXIMAS FASES:

  • Aproveitamento igual ou superior a 40% (quarenta por cento) na prova objetiva;
  • Aproveitamento igual ou superior a 40% (quarenta por cento) na prova discursiva;

VAGAS x RESULTADO FINAL (Nº de convocados)
(Inclusão dos candidatos com deficiência)

0000000000000000000000000000

Concurso 2012

Tivemos 2 concursos no ano de 2012. Um edital ofertando vagas só para Agente e o outro para escrivão da Polícia Civil.

0000000000000000000000000000

Banca: Núcleo de Seleção / UEG

Concorrência:

AGENTE

0000000000000000000000000000ESCRIVÃO:0000000000000000000000000000

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
AGENTE E ESCRIVÃO

0000000000000000000000000000

0000000000000000000000000000

+ Prova Discursiva: Redação

 

CORREÇÃO DA PROVA DISCURSIVA

3 vezes o número de vagas

  • Agente: 1.032
  • Escrivão: 900

 

MÍNIMO PARA APROVAÇÃO NAS PROVAS OBJETIVAS E SEQUENCIA PARA AS PROXIMAS FASES:

  • Aproveitamento igual ou superior a 40% (quarenta por cento) na prova objetiva;
  • Aproveitamento igual ou superior a 40% (quarenta por cento) na prova discursiva;

 

VAGAS x RESULTADO FINAL (Nº de convocados)
(Inclusão dos candidatos com deficiência)

0000000000000000000000000000

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here