PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) – Análise completa

3
7043

PMMG Foi publicado segunda-feira, 22, o edital do concurso para a Polícia Militar de Minas Gerais. O concurso visa o preenchimento de 429 vagas, sendo 386 para o sexo masculino e 43 para o sexo feminino, para o cargo de Soldado, sendo necessário nível superior.  Não haverá oferta de vagas para os portadores de necessidades especiais, tendo em vista a natureza do cargo.

As vagas são remanescentes do concurso realizado ano passado e serão preenchidas na região metropolitana de Belo Horizonte e nas Regiões do Interior do Estado. Confira na tabela abaixo:

>> Comece a estudar para PM MG

0000000000000000000000000000
As inscrições serão feitas via internet a partir do dia 21/10 a 19/11, no site da PM MG e o valor da inscrição é R$122,95.
O concurso será  gerenciado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), por meio do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da PMMG, o próprio órgão fará a prova.
O presente concurso terá validade de 30 dias, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contados da data do resultado final/homologação do concurso.
Para ingressar na PMMG é necessário preencher os seguintes requisitos:
a) ser brasileiro(a);
b) possuir nível superior de escolaridade;
c) estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
d) ter entre 18 e 30  anos de idade na data da inclusão, prevista para o dia 03 de julho de 2017;
e) possuir idoneidade moral;
f) ter altura mínima de 1,60m, dentre outros.

Adquira o curso completo clicando AQUI!

Remuneração 
A remuneração básica inicial para o Soldado 2ª classe da PMMG atual é de R$ 3.278,74 para uma jornada de trabalho de 40h semanais. Além da remuneração, o soldado fará jus, durante o período do curso, que terá duração de 9 meses previsto para começar em 03 de Julho e o término previsto para abril de 2018, ao abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Concluído e satisfeitas as exigências legais, referentes à promoção, previstas no Estatuto dos Militares, o Soldado 2ª classe será promovido a Soldado 1ª Classe, segundo a ordem de classificação no curso.

Descrição sumária das atividades
Soldado 2ª Classe: exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do Curso de Formação, conforme normas em vigor e regulamentos da Escola.

>> Quer ser um Policial Militar de Minas Gerais? Saiba como! Clique aqui.

Soldado 1ª Classe: promover a segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros). Para tanto, a atuação do soldado compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras:
a) realizar policiamento ostensivo fardado;
b) executar atividades operacionais diversas;
c) atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública;
d) redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos;
e) estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública;
f) formular diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade;
g) pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais;
h) conduzir viaturas da PMMG, em qualquer categoria de CNH, se habilitado e credenciado.

Condições gerais de exercício do cargo:
Trabalhar tendo contato cotidiano com o público, de forma individual ou em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente de trabalho que pode ser fechado ou a céu aberto, a pé, montado ou em veículos, em horários diversos (diurno, noturno ou em rodízio de turnos). Atuar em condições de pressão e de risco de contágio de moléstias e de morte em sua rotina de trabalho.

DA PROVA E DAS FASES DO CONCURSO
O concurso terá duas fases:
1ª FASE:
Provas de conhecimentos (objetiva e dissertativa);
2ª FASE:
1) Avaliações Psicológicas
2) Teste de Capacitação Física
3) Exames de Saúde (preliminares e complementares)
4) Exame Toxicológico

Obs: As avaliações psicológicas, os exames de saúde e o exame toxicológico serão realizados ANTES do Curso de Formação/Teste de Capacitação Física. Nos editais anteriores, os exames eram feitos depois do curso de formação, diferente do edital 2016.

1ª FASE – PROVAS DE CONHECIMENTOS (PROVA OBJETIVA E DISSERTATIVA)
As provas objetiva e dissertativa serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte.

>> Quer ser um Policial Militar de Minas Gerais? Saiba como! Clique aqui.

DATA DA PROVA:
As provas serão aplicadas dia 08/01/2017 às 8h30min.
Obs: O candidato deverá encontrar-se dentro da sala 30 minutos antes, ou seja, às 8h. O tempo máximo de realização da prova será de 4h. A folha de respostas será recolhida de todos os candidatos após decorridas 3 horas de prova.

DA PROVA OBJETIVA: 

 A prova objetiva terá caráter CLASSIFICATÓRIO e ELIMINATÓRIO e será composta de 40 questões com o formato múltipla escolha, sendo composta de 04 alternativas (A,B,C,D).

DISTRIBUIÇÃO DAS QUESTÕES:
A prova constará com as seguintes disciplinas distribuídas da seguinte forma:

0000000000000000000000000000
GRÁFICO COMPARATIVO:

0000000000000000000000000000Percebam que Português corresponde a 25% da prova, seguindo das matérias de maior relevância como Direito Penal, Direito Militar e Constitucional. Atentem!

PONTUAÇÃO DA PROVA OBJETIVA:
A prova objetiva terá valor de 100 pontos e CADA questão valerá 2,5 pontos.
De 40 questões, o MÍNIMO para o candidato ser classificado é ele ter acertado 24 questões.
0000000000000000000000000000
DA PROVA DISSERTATIVA:
A Prova Dissertativa (redação) é de caráter eliminatório e consiste na redação de tema que será fornecido no momento da prova. A redação deverá conter, no máximo, 30  linhas e, no mínimo, 120  palavras.
A redação terá o valor total de 100 pontos distribuídos da seguinte forma:
a) ortografia: 20 pontos;
b) morfossintaxe: 20 pontos;
c) pontuação: 20 pontos;
d) conteúdo: 40  pontos.
Quesitos para avaliação do conteúdo da prova dissertativa, no valor de 08 pontos cada, consistem em:
a) pertinência ao tema proposto;
b) argumentação coerente das ideias e informatividade;
c) adequação do uso de articuladores;
d) organização adequada de parágrafos;
e) propriedade vocabular.
A redação com mais de 30 linhas e/ou menos de 120  palavras será penalizada com a perda de 05 pontos por linha que passar, e de 01 ponto por palavra que faltar.
Para cada erro verificado quanto aos quesitos de ortografia, morfossintaxe e pontuação na prova dissertativa  será descontado 1 ponto, até o limite de 20 pontos em cada quesito.

DA CORREÇÃO DA PROVA DISSERTATIVA:
Somente será corrigida a prova dissertativa dos candidatos que obtiverem nota mínima de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva (ou seja, 24 pontos) na proporção de até 3,5 candidatos por vaga para ambos os sexos (ou seja, 1500 candidatos) incluindo-se os que tiverem empatados na nota de corte.

Obs: Será eliminado do concurso o candidato que não obtiver o mínimo de 60%  dos pontos atribuídos à prova objetiva (mínimo de 24 pontos) ou de 70% dos pontos atribuídos à prova dissertativa (mínimo de 70 pontos).

>> Quer ser um Policial Militar de Minas Gerais? Saiba como! Clique aqui.

0000000000000000000000000000

2ª FASE – AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, TESTE DE CAPACITAÇÃO FÍSICA (TCF), EXAMES DE SAÚDE (PRELIMINARES E COMPLEMENTARES) E EXAMES TOXICOLÓGICOS.
Serão convocados para submissão à 2ª fase do concurso para a realização de avaliações psicológicas, Teste de Capacitação Física (TCF), Exames de Saúde (preliminares e complementares) e exames toxicológicos, os candidatos aprovados e melhores classificados na 1ª fase, observando-se rigorosamente a ordem decrescente de notas obtidas na prova de conhecimentos (prova objetiva), na proporção de 3,0  candidatos por vaga para ambos os sexos, ou seja, do total de 429 Vagas = 1.287 serão convocados para a 2ª fase, sendo incluídos todos os candidatos porventura empatados na nota de corte.

0000000000000000000000000000
DAS AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS
As avaliações psicológicas terão caráter eliminatório e serão realizadas em Belo Horizonte, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG as quais serão divulgadas aos candidatos no ato da convocação para a realização dos exames.
As avaliações psicológicas serão custeadas pelos candidatos. A data e orientações para pagamento da taxa serão divulgados oportunamente, quando da convocação para a avaliação.

>> CURSO PM MG AEP

COMPOSIÇÃO:
I – teste de personalidade;
II – teste de inteligência;
III – dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica.
A bateria de testes poderá ser aplicada de forma coletiva e/ou individual, devendo o candidato participar, obrigatoriamente, de ambas, quando houver.

FATORES RESTRITIVOS E/OU IMPEDITIVOS PARA O DESEMPENHO DO CARGO:
1. descontrole emocional;
2. descontrole da agressividade;
3. descontrole da impulsividade;
4. alterações acentuadas da afetividade;
5. oposicionismo a normas sociais e a figuras de autoridade;
6. dificuldade acentuada para estabelecer contato interpessoal;
7. Funcionamento intelectual abaixo da média, associado a prejuízo no comportamento adaptativo e desempenho deficitário de acordo com sua idade e grupamento social;
8. Distúrbio acentuado da energia vital de forma a comprometer  a capacidade para ação com depressão ou elação acentuadas.
9. Instabilidade de conduta (com indicadores de conflito intrapsíquico que possa refletir um comportamento inconstante e imprevisível);
10. Quadros de excitabilidade elevada ou de ansiedade generalizada;
11. Inibição acentuada com indicadores de coartação e bloqueio na ação;
12. Tremor persistente no(s) teste(s) gráfico(s).”

Da análise conjunta dos resultados de cada instrumento, resultará o parecer técnico APTO para os candidatos que não apresentarem nenhum traço de personalidade incompatível, ou o parecer técnico INAPTO para os candidatos que apresentarem um ou mais traços de personalidade incompatíveis.
O candidato INAPTO na avaliação psicológica será ELIMINADO do concurso.

TESTE DE CAPACITAÇÃO FÍSICA
O Teste de Capacidade Física será de caráter classificatório e eliminatório e consistirá das seguintes provas e respectiva distribuição de pontos:
0000000000000000000000000000A pontuação obtida pelo candidato  corresponderá ao somatório de sua nota em cada prova, cujo valor máximo será 80 pontos (geral).
A pontuação máxima em CADA PROVA será de 20 pontos e a pontuação mínima em CADA PROVA será de 12 pontos. O candidato que não atingir o índice mínimo de 12 pontos em qualquer uma das provas do Teste Físico será considerado reprovado e automaticamente eliminado.

EXAMES DE SAÚDE
Os exames de saúde dividem-se em duas etapas: exames preliminares e exames complementares.

1) Exames Preliminares – caráter eliminatório
Os exames clínico e odontológico serão realizados pela PMMG, em Belo Horizonte, na Academia de Polícia Militar (APM) ou outro local indicado pela coordenação do concurso, caso necessário, o que será divulgado junto com a convocação.
O candidato deverá apresentar o cartão vacinal atualizado no dia da realização dos exames clínicos e as vacinas que serão conferidas são: febre amarela, tétano, triviral, hepatite B.
Serão também realizados as seguintes avaliações:
– avaliação otorrinolaringológica;
– avaliação oftalmológica;

2) Exames Complementares – caráter eliminatório
Os exames somente poderão ser realizados em laboratórios, clínicas ou hospitais credenciados pelo Sistema de Saúde PMMG-CBMMG-IPSM, às expensas do candidato.
Serão realizados os seguintes exames:
– radiografia do tórax;
– exame de sangue;
– exame de urina;

DO EXAME TOXICOLÓGICO
Possui caráter eliminatório. É utilizado para avaliar a sanidade física e mental do candidato mediante a detecção ou não do uso de drogas ilícitas que causem dependência química ou psíquica de qualquer natureza.

DA APROVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO

Para o candidato ser aprovado no concurso, terá que ter preenchido os seguintes critérios:

a) aproveitamento mínimo de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva, ou seja, de 100 pontos ter feito mínimo de 60 (ter acertado no mínimo 24 questões de 40) e estar classificado para a correção da prova dissertativa na proporção de 3,5  vezes o número de vagas (estar entre os 1500 classificados na prova objetiva) (incluindo a nota de corte;
b) aproveitamento mínimo de 70% dos pontos atribuídos à prova dissertativa (redação) (ou seja, do total de 100 pontos ter feito mínimo de 70) e estar classificado para a realização das demais provas, avaliações, testes e exames na proporção de 3,0 (vezes o número de vagas, (ou seja, do total de 429 Vagas estar entre os 1.287 convocados para a 2ª fase) incluindo a nota de corte;
c) aptidão nos exames preliminares e complementares de saúde;
d) aproveitamento mínimo de 12 pontos em cada prova do TCF;
e) ser considerado apto nas avaliações psicológicas;
f) obter resultado negativo no exame toxicológico.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

ANÁLISES DOS ÚLTIMOS CONCURSOS

Os últimos concursos para o cargo de soldado foram realizados nos anos de 2012 e 2015 (no mês de Março e Julho). Vamos começar a análise com o concurso de 2012.

CONCURSO 2012:

O concurso de 2012 ofertou 1600 vagas, sendo 1440 para homens e 160 para mulheres, sendo necessário nível MÉDIO para o ingresso. A remuneração inicial girou em torno de R$ 2.367,27 e a banca foi a DRH PM MG (o próprio órgão fez a prova).
A prova ofertou 40 questões de múltipla escolha (A,B,C,D) e o tempo máximo para realização da prova foi de 4h.
A aplicação da prova foi dia 14/04/2013.
Confira na tabela abaixo maiores informações que separamos especialmente para você:

0000000000000000000000000000
Diferentemente do concurso de 2016, o concurso teve 4 fases. Confira na tabela abaixo:

0000000000000000000000000000
A prova objetiva foi composta das seguintes disciplinas, seguida do total de questões, valor de CADA item e valor total da prova (perceba que, em comparação com o edital 2016, os valores foram mais altos):

0000000000000000000000000000

0000000000000000000000000000
Foram convocados 6891 candidatos na prova objetiva e no resultado final foram 1631 convocados. Confira:

0000000000000000000000000000
Comparativo nº de vagas x convocados

0000000000000000000000000000
CONCURSO 2015 – MARÇO

Informações técnicas:

0000000000000000000000000000
A prova constou de 40 questões (cada item valendo 5 pontos) também de múltipla escolha (A,B,C,D) + prova discursiva. O candidato teve o tempo máximo de 4h para a realização da prova.
As disciplinas assim como a quantidade de questões cobradas foram as seguintes:

0000000000000000000000000000

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000
FASES DO CONCURSO:
O concurso também contou com 4 fases, sendo divididas da seguinte forma:

0000000000000000000000000000
Nº DE CONVOCADOS E NOTA DE CORTE:

0000000000000000000000000000
COMPARATIVO DE VAGAS x CONVOCADOS

0000000000000000000000000000
Percebam que a quantidade de convocados foi menor que o número de vagas. O novo concurso realizado no mês de Julho de 2015 foi justamente para completar a quantidade de vagas que não foram completadas no concurso aberto no mês de Março.

PM MG – CONCURSO 2015 – JULHO

O concurso ofertou 1590 vagas, sendo 1431 para homens e 159 para mulheres. Foi exigido nível superior, diferentemente dos demais concursos. A remuneração inicial foi de R$ 3.049,05. A banca organizadora foi a mesma dos concursos anteriores e a prova foi realizada no dia 13/12/2015.
0000000000000000000000000000
FASES DO CONCURSO:

0000000000000000000000000000
A prova objetiva teve a seguinte característica:

0000000000000000000000000000
Como é de nível superior, perceba que as matérias foram substituídas.

0000000000000000000000000000

Nº DE APROVADOS:
PROVA
OBJETIVA:

Não especificado

Nº DE CONVOCADOS (RESULTADO FINAL):

1541

NOTA DO 1º COLOCADO:

200 – objetiva
96 – dissertativa

NOTA DO ÚLTIMO COLOCADO:

120 – objetiva
70 – dissertativa

Nesse concurso de Julho de 2015 a nota de corte foi por região, como mostrado nas tabelas abaixo:

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Agora faremos um comparativo dos últimos concursos e o de 2016 com base nas informações do edital dos principais pontos:

Nº DE VAGAS

Obs: Percebam que o concurso de Julho de 2015 também não chamou a quantidade prevista com o número de vagas e o concurso 2016 as vagas são remanescentes do concurso realizado ano passado, visando suprir o déficit.

0000000000000000000000000000
REMUNERAÇÃO INICIAL

0000000000000000000000000000
NÍVEL DE ESCOLARIDADE

0000000000000000000000000000
DISCIPLINAS


0000000000000000000000000000

>> Quer ser um Policial Militar de Minas Gerais? Saiba como! Clique aqui.

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here