Polícia Civil/PE: Gabarito EXTRAOFICIAL – PROVA COMENTADA – INFORMÁTICA

1
3493

Você está ansioso para saber como foi seu desempenho na prova da Polícia Civil de Pernambuco? Nós, da equipe AEP, conhecemos bem tudo o que se passa na sua cabeça e, por isso, postaremos aqui as questões COMENTADAS das provas da Polícia Civil de Pernambuco para você! Matéria: Informática

Cargo: Agente de Polícia Civil e Escrivão de Polícia Civil do Estado de Pernambuco
>> Questões Comentadas Língua Portuguesa – PC/PE

 

Informática

Questões de 13 a 20:

 

QUESTÃO 13.

Utilizando o Excel 2010, um analista desenvolveu e compartilhou com os demais servidores de sua seção de trabalho uma planilha eletrônica que pode ser editada por todos os servidores e que, ainda permite a identificação do usuário responsável por realizar a última modificação. Para compartilhar suas atualizações individuais na planilha, o analista tem de selecionar a opção correspondente em Compartilhar Pasta de Trabalho, do menu Revisão, do Excel 2010.

Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta:

  1. O Word é o único programa de Microsoft Office que permite que mais de um usuário edite, simultaneamente, arquivos de texto.
  2. A planilha poderá ser editada por mais de um servidor simultaneamente.
  3. Caso dois servidores editem a mesma célula, será impossível resolver conflitos de edição.
  4. Dois ou mais servidores não poderão editar o mesmo arquivo simultaneamente.
  5. Se um servidor acessar a planilha para edição, este procedimento causará o bloqueio do arquivo, de modo que outro servidor não poderá abri-lo, ainda que seja somente para consulta.

Comentário: O recurso de edição simultânea é encontrado, tanto no Word, como no Excel e PowerPoint. Ele não está exímio de erros do tipo conflito de edição simultânea, no entanto possui várias ferramentas internas que visão gerenciar adequadamente essa funcionalidade.

 

 

QUESTÃO 14.

Dois analistas, que compartilharam a mesma estação de trabalho ao longo do dia – um no turno matutino e outro no turno vespertino -, utilizam a versão mais recente do Google Chrome e desejam que esse navegador memorize os dados de formulários dos sistemas web do órgão em que atuam, sem que as senhas desses formulários sejam memorizadas.

 

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  1. Não é possível realizar quaisquer configurações adicionais no navegador, uma vez que este, necessariamente, armazena dados e senhas de formulários.
  2. É possível configurar o browser para memorizar dados dos formulários e não armazenar senhas de modo independente para cada analista.
  3. É possível configurar o browser para memorizar dados dos formulários, entretanto isso implica necessariamente o armazenamento das respectivas senhas, ainda que de modo independente para cada analista.
  4. Não é possível memorizar nomes de usuários e senhas para cada analista individualmente, visto que o navegador em questão armazena os dados de formulários no mesmo local, independentemente do perfil do usuário na estação de trabalho.
  5. Cada analista deve, ao fim de seu turno, limpar os dados de navegação e de privacidade para evitar sobreposição e compartilhamento de dados dos formulários no navegador, pois independentemente da configuração os dados do browser são únicos para todos os usuários que acessem a estação.

Comentário: De um modo geral cada usuário teria seu login no sistema, por consequência as sessões e dados dos navegadores são diferentes em para cada usuário. Outro ponto é o recurso de memorizar dados de formulário ser diferente do recurso de memorizar senhas.

 

QUESTÃO 15.

Considerando que diversos usuários compartilhem uma estação o trabalho na qual está instalado o Windows 8.1 e que, para acessar a rede e o sistema, é necessário realizar a autenticação por meio de nome de usuário e senha, assinale a opção correta.

  1. Para que os usuários acessem o sistema instalado na estação de trabalho, deve haver usuário e senha únicos e iguais para todos.
  2. Cada usuário pode utilizar seu nome de usuário e senha particular para acessar a rede, entretanto todos os usuários devem utilizar o mesmo nome de usuário e a mesma senha para acessar o sistema, uma vez que não é possível criar atalhos para o mesmo sistema em perfis distintos na estação.
  3. Cada usuário pode acessar a rede usando nome de usuário e senha distintos daqueles usados para acessar o sistema.
  4. Como não é possível criar perfis distintos para cada usuário, a estação de trabalho deve ser configurada para solicitar apenas senha no sistema, e não senha de rede.
  5. Para cada usuário, o nome da conta e a senha devem ser os mesmos para realizar a autenticação no sistema e na rede.

Comentário: A questão fica por conta da análise da diferença do pode citado na alternativa C e o devem da alternativa E. De modo geral é possível utilizar o login simplificado, assim ao logar no sistema o usuário já está automaticamente logado na rede.

QUESTÃO 16.

Para aferir o uso da CPU e da memória de uma estação de trabalho instalada com Linux, deve(m) ser utilizado(s) o(s) comando(s)

  1. cpu e memory.
  2. fs e du.
  3. proc e mem.

Comentário:A única alternativa que corresponde a um comando no Linux é o comando TOP.

 

QUESTÃO 17.

Assinale a opção que apresenta corretamente o texto que, ao ver digitado no sítio de buscas Google, permite localizar, na web, arquivos no formato pdf que contenham a frase “valorização do policial civil”, mas não contenham o vocábulo “concurso”.

  1. “Valorização do Policial Civil”. –concursofiletype:pdf
  2. valorizaçãoand do and policial and civil exclude(concurso) in:pdf
  3. “valorização do policial civil” without ‘concurso’type(pdf)
  4. “valorização do policial civil”no:concursoarchive(pdf)
  5. “valorização do policial civil”.not(concurso) in:pdf

Comentário:A busca por frase exata deve ser feita pela expressão da frase entre aspas duplas, para busca exclusiva deve-se usar o sina de menos (-) antes da palavra que se deseja excluir e para filtrar por um formato específico deve-se usar o comando filetype:

 

QUESTÃO 18.

Assinale a opção que apresenta corretamente os passos que devem ser executados no BrOffice Writer para que os parágrafos de um texto selecionado sejam formatados com avanço de 2 cm na primeira linha e espaçamento 12 entre eles.

  1. Acessar o menu Formatar, selecionar a opção Texto e inserir os valores desejados no campo Espaçamento.
  2. Acessar o menu Editar, selecionar a opção Recuos e inserir os valores desejados no campo Recuos e Espaçamento.
  3. Pressionar, no início da primeira linha, a tecla Tab e, em seguida, a tecla Enter duas vezes após o primeiro parágrafo do texto selecionado. Assim , o Writer repetirá essa ação para os demais parágrafos selecionados.
  4. Acessar o menu Editar, selecionar a opção Texto e inserir os valores desejados no campo Recuos e Espaçamento.
  5. Acessar o menu Formatar, selecionar a opção Parágrafo e inserir os valores desejados no campo Recuos e Espaçamento.

Comentário:As opções de formatação de parágrafo encontram-se no menu Formatar opção “Parágrafo…” . Também é possível selecionar o parágrafo e clicar com o botão direito do mouse sobre o texto e escolher a opção “Parágrafo…”.

 

QUESTÃO 19.

Um usuário instalou e configurou, em uma estação de trabalho do órgão onde atua, um aplicativo de disco virtual, que permite armazenamento de dados em nuvem (Cloudstorage), e sincronizou uma pasta que continha apenas um arquivo nomeado com xyz.doc. Em seguida, ele inseriu três arquivos nessa pasta e modificou o conteúdo do arquivo xyz.doc. Posteriormente, esse usuário configurou, em um computador na sua residência, o mesmo aplicativo com a mesma conta utilizadas no seu trabalho, mas não realizou quaisquer edições ou inserção de arquivos na referida pasta.

Com base na nas informações apresentadas nessa situação hipotética, é correta afirmar que, no computador na residência do usuário, a pasta utilizada para sincronizar os dados conterá

  1. três arquivos, uma vez que cloudstorage sincroniza apenas arquivos inseridos após a instalação e a configuração do programa.
  2. quatro arquivos, porém o arquivo xyz.doc não conterá as modificações realizadas no órgão, uma vez que cloudstorage sincroniza inserções, e não atualizações.
  3. somente o arquivo xyz.doc sem as modificações realizadas no órgão, uma vez que cloudstorage sincroniza apenas arquivos que já existiam antes da instalação e da configuração do programa.
  4. somente o arquivo xyz.doc com as modificações realizadas no órgão, uma vez que cloudstorage sincroniza apenas arquivos que já existiam antes da instalação e da configuração do programa com suas devidas atualizações.
  5. quatro arquivos, incluindo o arquivo xyz.doc com as modificações realizadas no órgão em que o usuário atua.

Comentário:Questão aborda o comportamento do recurso de sincronização de arquivos usando o aplicativo desktop que sincroniza os dados presentes na pasta com a conta do usuário com a nuvem e por consequência com todos os computadores e dispositivos que contem com o mesmo recurso.

 

QUESTÃO 20.

Um usuário deseja criar no Windows 10 as cinco pastas e subpastas, conforme apresentado a seguir.

C:\MeusDocumentos\Furto

C:\MeusDocumentos\BOs

C:\MeusDocumentos\BOs\Homicídios

C:\MeusDocumentos\BOs\Roubo

C:\MeusDocumentos\BOs\Furto

Considerando-se que todas as pastas sejam configuradas para guardar documentos e possuam permissão de escrita e leitura para todos os usuários da estação de trabalho, assinale a opção correta.

  1. A quinta estrutura apresentada não poderá ser criada, se as pastas forem criadas na ordem apresentada.
  2. A primeira estrutura apresentada será imune e pragas virtuais, devido ao fato de ser uma pasta-raiz.
  3. É possível criar toas as pastas e subpastas apresentadas, mas não será possível inserir nas pastas e nas subpastas arquivos do tipo imagem.
  4. É possível criar a estrutura apresentada, mas, caso não haja proteção adequada, os arquivos inseridos em todas pastase subpastas estarão suscetíveis a infecção por pragas virtuais.
  5. Não é possível sincronizar essas pastas por meio de cloudstorage, visto que armazenamentos na nuvem não suportam estrutura com subpastas.

Comentário:Não há erros ou restrições na criação das pastas apresentadas. E se o usuário desejar pode salvá-las e compartilhá-las na nuvem.


PROVA COMENTADA LÍNGUA PORTUGUESA…

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa

Questões de 01 a 12:

 

Texto CG1A01AAA

Texto: O crime organizado não é um fenômeno recente. (…)

QUESTÃO 01.

De acordo com o texto CG1A01AAA

a) Há registros da associação de pessoas par o cometimento de crime desde a antiguidade.

b) As primeiras organizações criminosas estruturavam-se de modo totalmente Impreciso e amador, em comparação com as organizações criminosas da atualidade.

c )O conceito da expressão crime organizado foi distorcido porque a imprensa passou a empregá-la para tratar de qualquer crime que envolva entorpecentes.

d) Poucas são as modalidades de crime que podem ser tipificadas como crime organizado.

e) Nem sempre o que o senso comum supõe ser crime organizado é de fato crime organizado.

Comentário: Por se tratar de uma questão de compreensão, a única possibilidade de confirmação da alternativa com relação ao texto é a resposta mencionada. É possível confirmar a assertiva no trecho: O crime organizado não é um fenômeno recente. Encontramos indícios dele nos grandes grupos contrabandistas do antigo regime na Europa, nas atividades dos piratas e corsários e nas grandes redes de receptação da Inglaterra do século XVIII.

 

QUESTÃO 02.

Em cada uma das opções a seguir, é apresentada um trecho do texto anterior Texto CG1A01AAA, seguindo de uma proposta de reescrita. Assinale a opção em que a reescrita mantém a correção gramatical do texto e o sentido do original do trecho.

a) “Só utiliza seu dinheiro para o tráfico ou seus contatos para facilitar as transações” (l 18 e 19): Só utiliza seu dinheiro ou seus contatos para financiar o tráfico ou para facilitar as transações.

b) “O crime pode ser praticado por um indivíduo, uma quadrilhaou uma organização” (L. 24 e 25): O crime ser praticado por um indivíduo, uma quadrilha ou uma organização é permitido.

c) “Mesmo quando se trata de uma pequena apreensão de crack em um local remoto” (L. 9 e 10): Ainda que trata-se de uma pequena apreensão de crack em um local distante.

d) “o varejo do tráfico é um dos crimes mais desorganizados que existe” (L. 12 e 13): O varejo do tráfico é um dos crimes mais desorganizados que existem.

e) “muitas vezes um indivíduo que nem mesmo vê a droga” (L. 17 e 18): muitas vezes um indivíduo que se quer enxerga a droga

Comentário: A construção “um dos que” possibilita que o verbo esteja flexionado no plural, o que torna correta a alternativa.

 

QUESTÃO 03.

No texto CG1A01AAA, isola um trecho de natureza explicativa a virgula empegada logo após

a) “remoto” (L. 10)

b) “casos” (L. 12)

c) “traficante” (L. 17)

d) “vezes” (L. 21)

e) “indivíduo” (L. 24)

Comentário: A explicação isolada por vírgula se refere ao traficante: muitas vezes um indivíduo que nem mesmo vê a droga.

 

QUESTÃO 04.

No texto CG1A01AAA, funciona como complemento nominal a oração

a) “que compra de alguém umas poucas pedras de crack” (L. 13 e 14).

b) “que identifica a existência de crime organizado” (L. 26).

c) “que as organizações criminosas se tornaram mais precisas, mais profissionais” (L. 5 a7).

d) “de que tudo é crime organização” (L. 8 e 9).

e) “para facilitar as transações” (L. 19).

Comentário: No trecho: “Um erro na análise do fenômeno é a suposição de que tudo é crime organizado”, o nome SUPOSIÇÃO recebe o complemento nominal mencionado, a presença da preposição DE confirma essa assertiva.

 

Texto CGA01BBB

Não são muitas experiências exitosas de políticas públicas de redução de homicídios no Brasil nos últimos vinte anos, (…)

 

QUESTÃO 05.

O Pacto pela Vida é caracterizado no texto CG1A01BBB, como uma política exitosa porque

a) definiu, no estado de Pernambuco, um novo paradigma de segurança púbica, embasado em uma rede de ações de combate e de repressão à violência.

b) foi fruto de um plano acertado que elegeu a área de segurança pública como prioridade.

c) resultou em uma redução visível no número de crimes contra a vida no estado de Pernambuco.

d) teve como objetivos a redução da criminalidade é o controle da violência no estado de Pernambuco.

e) tratoua questão da violência como um problema social complexo e inaugurou uma estratégia de contenção desse problema compatível com sua complexidade.

Comentário:  o texto  trata do programa Pacto pela Vida, esclarecendo os objetivos e alguns resultados desse programa. Como a questão pede que se justifique por que a política é considerada exitosa, deve-se buscar os resultados percebidos por meio desse programa. Há dois trechos do texto que devem ser percebidos a fim de responder esta questão:

“Não são muitas as experiências de políticas públicas de redução de homicídios no Brasil nos últimos vintes anos, e poucas são aquelas que tiveram continuidade”.

[…]

“A implementação do Pacto pela Vida foi responsável pela diminuição de quase 40% dos homicídios no estado entre janeiro de 2007 e junho de 2013.

 

QUESTÃO06.

No texto CG1A01BBB, a partícula “se” foi empregada para indeterminar o sujeito em

a) “se deve destacar” (L.11)

b) “se pensa” (L.11)

c) “se considera” (L.12)

d) “associar-se “(L.15)

e) “definiu-se” (L.25)

Comentário: o trecho é “…quando se pensa em recuperar…”. Temos um verbo transitivo indireto no singular com a palavra se, ou seja, o sujeito é, por este motivo, indeterminado.

Outras opções:

“associar-se”: sujeito determinado

“definiu-se”: voz passiva sintética

“se deve destacar”: sujeito determinado

“se considera”: voz passiva sintética

 

 

QUESTÃO 07.

No trecho ”muitas autoridades públicas não só evitam associar-se ao assunto como também o tratam de modos simplistas” (L. 14 a 16) do texto CGA01BBB, o vocativo “como” integra a expressão que introduz no período de uma ideia de

a) Oposição

b) Proporcionalidade

c) Adição

d) Comparação

e) Explicação

Comentário: a frase traz uma locução conjuntiva construída por meio de uma correlação: “não só … como também”. Esta expressão tem valor semântico aditivo.

 

QUESTÃO 08

Assinale a opção na qual a palavra apresentada no texto CG1A01BBB, classifica-se, do ponto de vista morfossintático, como adverbio:

a) “Historicamente” (L.13)

b) “Modo” (L.15)

c)“Intenso” (L.30)

d) “Muitas” (L01)

e) “Quando” (L.11)

Comentário: palavras formadas com o sufixo “mente” são classificadas como advérbios.

<CLIQUE AQUI>

QUESTÃO 09.

De acordo com o manual de redação da presidência da república (MRPR), o aviso e o ofício são:

a) Documentos que compartilham a mesma diagramação, uma vez que seguem o padrão ofício.

b)Expedientes utilizados par o tratamento de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública e particulares

c) Correspondências usualmente remetidas por particulares a órgãos do serviço publico

d) Modalidades de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão

e) Instrumentos comunicação oficial entre os chefes dos poderes públicos

 

< EDITAL AQUI >

Comentário: o MRPR traz a seguinte orientação: “Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. […] Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário (v. 2.1 Pronomes de Tratamento), seguido de vírgula.”

 

QUESTÃO 10.

Considerando a disposição (MRPR), assinale a opção que apresentada o vocativo adequado para ser empregado em expediente cujo destinatário seja um delegado de polícia civil

a)Senhor delegado

b) Excelentíssimo delegado

c) Ilustríssimo delegado

d) Magnifico delegado

e) Digníssimo delegado

Comentário: “Delegado” tem como pronome de tratamento “Vossa Senhoria”. Os cargos tratados por “Vossa Senhoria” têm como vocativo “Senhor Delegado”.

 

QUESTÃO 11.

Ao Senhor

Antônio Santos

Avenida Beira Mar, nº 5000

50.000-000 – Recife/PE

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

a) Caso essas informações constassem de um envelope de comunicação a ser enviada pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco para pessoa não pertencente ao órgão, a menção ao cargo do destinatário no envelope seria obrigatória.

b) Caso Antônio Santos fosse ministro da Defesa, o trecho Ao Senhor deveria ser substituído por A Vossa Excelência.

c) Tais informações são adequadas para compor o cabeçalho de um ofício.

d) As informações em apreço poderiam adequadamente compor o endereçamento designado no envelope de uma comunicação cujo destinatário fosse o governador do estado de Pernambuco, por exemplo.

e) As informações apresentadas poderiam constar de um aviso, uma vez que, nesse tipo de expediente, é necessário incluir na identificação do destinatário, o endereço para onde a correspondência será remetida.

Comentário: o MRPR mostra que o destinatário deve ser identificado pelo nome e cargo, apenas no memorando que é somente pelo cargo. Vejamos: “destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação”.

 

 

QUESTÃO 12.

Considerando que, conforme o MRPR, a finalidade do fecho de comunicações oficiais é arrematar o texto e saudar o destinatário, assinale a opção que contém o fecho a ser empregado corretamente em correspondência oficial a ser subscrita por um delegado de polícia civil e remetida para o secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

a) Gentilmente,

b) Respeitosamente,

c) Cordialmente,

d) Sinceramente,

e) Atenciosamente,

Comentário: Por se tratar de comunicação enviada para cargo de hierarquia superior (de Delegado para Secretário de Defesa Social), o fecho adequado é o Respeitosamente).

>> Gabarito extraoficial PCPE

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here