A REPETIÇÃO LEVA A EXCELÊNCIA!

0
12269

pedro_evaristo
Olá, meus queridos estudantes e curiosos!

Aqui quem fala é o professor Pedro Evaristo.
Vamos falar sobre algo que interfere diretamente no processo de aprendizagem, mas que muita gente não está atento para sua importância: a repetição!
Uma antiga prática jesuítica diz que “a repetição, com correção, até a exaustão, leva a perfeição!”. Lindo, poético, profundo e realista! Concorda? Meus amigos, eu acredito que a repetição é o que leva a excelência. Portanto, para aprender qualquer disciplina, a repetição é fundamental.
Inicialmente, vamos entender como funciona a memória, pois isso nos ajudará a entender o porquê da repetição ser tão importante no processo de aprendizagem. Basicamente, a memória é o rastro químico que o impulso nervoso deixou entre as ligações sinápticas dos neurônios! (Quêeeeee? Não entendeu?). De maneira análoga, esse rastro químico no cérebro funciona da mesma forma que uma trilha, em uma mata virgem, sendo aberta por uma pessoa usando um facão. Se a trilha for abandonada, em pouco tempo a mata se fecha novamente. Porém, se mais vezes a trilha for usada, mais difícil será de fechar. Se começarem a passar animais ou carroças, começará a se formar uma estrada, que dificilmente se fechará novamente. Ou seja, voltando ao nosso cérebro, quanto mais você repetir os procedimentos, mais fixo esse “rastro químico” ficará e dificilmente você esquecerá do que aprendeu.
Outra coisa interessante, é que o cérebro não é ilimitado, como alguns pensam. Então, aquilo que repetimos com certa constância, nosso mente entende que é importante e deve ser guardado em lugar de fácil acesso.
Falando diretamente da minha área de exatas, costumo dizer que a matemática não se aprende passivamente, você tem que praticar. Mas essa prática deve ser contínua e revista constantemente.
Dessa forma, fica claro que rever os exercícios que já foram feitos é primordial. Melhor fazer 100 exercícios três vezes, do que fazer uma série de 300 exercícios apenas uma vez. Você pode usar a “técnica do 1-7-30”, que consiste em revisar a matéria e refazer as questões 1 dia após ter visto a aula, revisar e refazer tudo após 7 dias e finalmente repetir tudo após 30 dias. Se possível, arranje um “cobaia” pra você ensinar. Afinal, quem ensina aprende duas vezes!

GRANDE ABRAÇO, 
Pedro Evaristo.

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here