As dúvidas mais comuns de quem presta concurso público!

6
4236

Concurseiro, frequentemente me deparo com diversas perguntas com relação aos concursos públicos. São elas:
Como deve ser sua preparação?
”Como conciliar trabalho com concurso?”
”Quantas horas são necessárias?…”
 Nessa postagem seleciono 8 perguntas mais frequentes e coloco aqui as respostas para que você possa orientar-se com mais eficiência! Comente na postagem e diga o que achou! =)

● DICAS INICIAIS:
Passar em um concurso público, não é tarefa tão simples, exige bastante esforço para superar a concorrência cada vez maior. Para não desistir no meio do caminho e conquistar o cargo desejado, o candidato deve seguir algumas dicas básicas:


●  Objetivo – Definir qual cargo ou em qual área deseja ingressar
●  Planejamento – Planejar como irá estudar e definir horários
Métodos – Utilizar métodos de estudo eficientes
●  Disciplina – Manter disciplina e regularidade
●  Revisão – Fazer resumos e utilizá-los para revisar a matéria
●  Treino – Fazer muitas provas, questões e simulados de concursos
●  Lazer – Reservar um tempo para o lazer e descanso da mente
Motivação – Pensar nos benefícios da conquista 
 Prova – Se preparar adequadamente para o dia da prova
●  Perseverança – Aprender com os erros e continuar tentando até conseguir


 Qual é a perfil de pessoas que mais têm sucesso nos concursos públicos?
Os primeiros colocados em concursos geralmente possuem um objetivo bem definido, métodos eficientes de estudo, disciplina e regularidade nos estudos, começam a estudar antes da publicação do edital e prestam vários concursos até conseguir a aprovação desejada.

  Como deve ser a preparação para um concurso?
 O ideal é que o candidato comece a preparação o quanto antes, de preferência muito antes da publicação do edital, estudando as matérias básicas como língua portuguesa, matemática, informática, direito administrativo, direito constitucional, raciocínio lógico e redação. Após o edital, o foco deve ser as matérias específicas para o cargo. É muito importante fazer um planejamento inicial de como será a preparação e organizar os horários, locais e materiais disponíveis para os estudos.

  Como conciliar trabalho e estudo para o concurso?
 É totalmente possível conciliar trabalho e estudo, estima-se que mais de 70% dos inscritos em concursos trabalham. O candidato deve adequar um horário específico em meio a sua rotina diária apenas para se dedicar ao estudo, acordar mais cedo ou estudar a noite e aos finais de semana podem ser suficientes para garantir a classificação.

  Quantas horas diárias são necessárias? Há métodos para estudar para esse tipo de concurso?
 O candidato não deve se preocupar com a quantidade de horas diárias de estudo por dia, visto que 1 hora de estudo concentrado vale mais do que 3 horas de estudo incorreto. A quantidade de horas de estudo ideal é a máxima possível, sem comprometer o rendimento do estudo e prejudicar a qualidade de vida. Por isso é importante adotar métodos eficientes de estudo.
Há várias formas (sozinho ou em grupos, em cursos preparatórios, com apostilas e livros específicos, através da internet, assistindo vídeo-aulas…) e métodos (técnicas de memorização, cronogramas, métodos de revisar, técnicas de fazer a prova…) para otimizar os estudos para concursos, cabe a cada candidato verificar qual se adequa melhor ao seu aprendizado.

 Como funciona o tempo de espera para ser chamado para assumir o cargo, sendo que já passou no concurso?
  A simples classificação no concurso dentro do número de vagas oferecidas, não garante a convocação imediata, visto que os concursos públicos têm prazos de validade (que geralmente são de 2 anos podendo ser prorrogados por igual perí­odo) e o órgão contratante pode convocar conforme sua disponibilidade durante o período estipulado.

 A maioria dos concursos são feitos em uma etapa de prova somente?
 A grande maioria dos concursos públicos possuem apenas uma etapa, a prova objetiva, que geralmente é  constituída de 60 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada, ou 120 questões estilo certo e errado. Depende muito da banca. Porém, alguns exigem outras etapas como por exemplo: provas de digitação para áreas administrativas, provas de aptidão física em concursos na área de segurança pública, provas orais, provas práticas e provas de títulos que visam aumentar a pontuação no concurso para candidatos que possuem diplomas de graduação, especialização e outros.

Como se livrar das pegadinhas nas questões das provas?
 Para não cair nas famosas “pegadinhas”, os candidatos a concursos devem treinar muito, fazendo simulados com provas de concursos anteriores, que foram elaboradas pela mesma instituição. Desta maneira, o candidato acabará percebendo a tendência de raciocínio que as provas seguem.

Em quais quesitos que a maioria das pessoas erram ou vão mal na prova de concursos?
 Um dos principais erros que fazem muitos candidatos irem mal nas provas, é a falta de preparação para fazer a prova. Não visitar o local com antecedência, chegar atrasado ou em cima da hora, comer inadequadamente na véspera, não levar o material recomendado, não controlar o tempo para resolver as questões e para preencher a folha de respostas, além do nervosismo e afobação,  são exemplos de erros simples que muitos candidatos ainda cometem e com isso reduzem consideravelmente o seu rendimento na prova.

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

https://www.youtube.com/watch?v=6BCHLdgu5tg

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here